As roupas vintage podem ser de alta costura ou roupas de uso diário feitas nos "bons velhos tempos". Essas roupas têm uma qualidade indescritível que as torna desejáveis de se ter, mas isso não significa que todas as roupas velhas são vintage! O que distingue as roupas vintage das velhas é a qualidade, o valor da marca, a conveniência e a demanda do cliente, sem falar no preço! O cuidado e a manutenção de roupas vintage finas são essenciais e não são semelhantes aos padrões aplicados a suas roupas regulares. A lavagem de roupas vintage depende do tipo de roupa - seja branca, feita de renda velha ou padrões decorativos raros. Leia a seguir e descubra as melhores maneiras de lavar roupas vintage.
Coisas que você vai precisar:
Detergente neutro, toalha, tira-manchas, luvas de borracha ou látex e cabides acolchoados
Antes de lavar qualquer roupa vintage, descubra o tipo de tecido da roupa. Consulte uma lavanderia a seco em caso de dúvida. Certifique-se de fechar o zíper de qualquer roupa com zíper. Molhe os cantos do tecido com água e detergente para verificar a estabilidade da cor. Sempre pré-trate as manchas com removedor de manchas. Use água fria para algodões e água morna para tecidos sintéticos. Use luvas de borracha ou látex para dissolver um detergente neutro em água, um quarto de xícara de sabão em pó ou uma tampa de detergente líquido misturado por galão de água é uma proporção aceitável. Mergulhe a roupa na mistura e esfregue suavemente com as mãos enluvadas. Use água doce para enxaguar o sabão quantas vezes forem necessárias. Use um cabide acolchoado para entregar as roupas vintage lavadas; coloque-o sobre uma toalha ou superfície plana para secar.
Sempre há um debate sobre como lavar suas roupas vintage. Com roupas vintage, existem méritos e perigos na lavagem ou na lavagem a seco. Lavar as mãos vintage é a maneira mais preferida e segura de protegê-los de qualquer dano, em comparação com o uso da máquina de lavar e secar roupa!
Uma boa ventilação também ajuda a remover o odosr ruim, mantendo a roupa intacta. A melhor maneira de manter suas preciosas roupas vintage é lavando-as o menos possível! A lavagem e a secagem rigorosas só danificam as fibras velhas e delicadas.
Como alternativa, encontre uma lavanderia a seco de renome que saiba como cuidar de roupas vintage. Deixe a roupa vintage respirar e restaurá-la, então tente não usá-la por dois dias seguidos sem arejar no meio.
Pontas:
Lave uma peça de roupa de cada vez
Armazene em local seco e sem poeira, longe da luz solar direta (a umidade destrói as fibras delicadas e a luz solar danifica a cor e as impressões).
Evite o uso de tampas de plástico para armazenamento.
Use cabides de madeira ou cabides cobertos de tecido para melhor proteção (cabides de metal enferrujam e deixam estrias).
Não lave você mesmo sedas ou cetins bordados (veludo, crepe, tafetá, etc), peça sempre para lavá-los a seco.
Repare quaisquer pequenos danos, como rasgos, rasgos imediatamente, pois eles só podem piorar com o tempo.
Passe vinagre branco ou suco de limão para remover manchas nas axilas causadas por um desodorante
Boas roupas vintage são tão boas quanto vinhos velhos! Ele fica melhor com os devidos cuidados e manutenção durante sua longa vida, assim como se envelhece uma garrafa de um bom vinho ou uísque!