Os costumes e tradições muçulmanas exigem que o corpo e o rosto de uma mulher não sejam vistos por nenhum homem além do marido da mulher e exige que todas as mulheres que se aventuram pelo mundo usem um vestido longo tradicional e uma vestimenta externa. Continue lendo para saber o que é uma burca.
A burca é uma vestimenta externa muito larga usada por mulheres da cabeça aos pés, seguindo algumas tradições islâmicas. A vestimenta envolvente é usada com o propósito específico de ocultar o corpo feminino em público e apenas as mãos ficam expostas. É usado sobre a roupa normal do dia a dia e pode ser retirado quando a mulher volta para casa e não é visto por nenhum homem que não seja seu marido, pai, tio, irmão, filho ou neto.
A burca é composta por um tecido leve que as mulheres usam na saída de casa. É usado junto com a cobertura da cabeça e o véu que cobre o rosto da mulher abaixo da pálpebra inferior. Não é usado dentro de casa onde a família está presente. A burqa também pode ser escrita como burkha, burqua ou burka. O véu que cobre o rosto de uma mulher é chamado purdah.
Acredita-se e há evidências concretas para provar que as mulheres árabes usavam a burca antes mesmo do nascimento do Islã. As obras escritas do início de 200 DC têm passagens que elogiam a "modéstia das mulheres pagãs da Arábia" que cobriam sua cabeça, bem como todo o rosto.
O uso da burca difere entre os países muçulmanos. No noroeste do Paquistão, perto da fronteira com o Afeganistão, o chadri afegão completo é usado pelas mulheres, frequentemente referido como Shuttlecock Burqa por sua semelhança com uma peteca de badminton, com apenas uma pequena abertura ou uma rede de cobertura ao redor dos olhos. No Afeganistão, antes do reinado do Taleban, as mulheres nas cidades raramente usavam o chadri. Foi só depois que o Taleban começou a governar o Afeganistão que as mulheres que frequentavam lugares públicos começaram a usar o chadri.
Sob o atual regime afegão, as mulheres afegãs não são obrigadas a usar o chadri, mas isso ainda é imposto pelos senhores da guerra locais no sul do Afeganistão. Em Cabul, o uso do chadri está em declínio e é variável para o resto do país.
No Paquistão, o uso da burca também diminuiu e só pode ser visto nas áreas rurais da Província da Fronteira Noroeste, em algumas áreas do Baluchistão e Punjab e em cidades menores como Mianwali.
A aceitação do uso da burca por mulheres muçulmanas que vivem no mundo ocidental é variada e criou polêmica na Europa Ocidental. O uso da burca e do véu facial também foi alvo de controvérsias na França e no Reino Unido. Depois de uma missão de investigação de trinta e dois legisladores franceses, relatou que o acesso a serviços públicos e transporte público deveria ser bloqueado para quem usa burca, de acordo com o relatório apresentado em 26 de janeiro de 2010.
O código de vestimenta muçulmano para mulheres tem muitas formas e a burca é apenas uma delas. É a vestimenta mais conservadora usada pelas mulheres muçulmanas. Mulheres paquistanesas e afegãs usam principalmente a burca. O azul é a cor principal da burca, o que a torna muito fácil de reconhecer.