A turmalina é uma bela gema que vem em mais de cem tons de cores diferentes. A palavra turmalina vem da palavra "tura mali" do Sri Lanka, que significa pedra com cores misturadas. As cores da turmalina cobrem quase todo o espectro do arco-íris, sendo algumas cores muito raras e, portanto, mais caras. As mais belas turmalinas são aquelas que exibem mais cores em uma única gema quando vistas de diferentes ângulos.
Travesseiro de turmalina rosa esculpido
As turmalinas podem se parecer com algumas das pedras preciosas mais caras, como esmeraldas e rubis. As pedras das joias da coroa russa do século 17, antes consideradas rubis, acabaram sendo turmalinas. A última imperatriz da China, a imperatriz viúva Tz 'u Hsi amava tanto turmalinas rosa que foi colocada para descansar em um travesseiro de turmalina rosa entalhado que veio da mina do Himalaia, na Califórnia.
As gemas coloridas são extraídas no Brasil, em países do sudoeste da África como Quênia, Tanzânia, Moçambique, Madagascar e Namíbia e no Sri Lanka, Paquistão e Afeganistão. Turmalinas também são extraídas no Maine e na Califórnia. Connecticut, Nova York e Texas também têm minas de turmalina.
Azul, vermelho, amarelo, rosa, transparente, verde estão comumente disponíveis, mas existem cores que são muito raras. Um desses tipos, Chrome Tourmaline, que vem em uma cor verde rica que se assemelha a esmeralda de alto grau, só é encontrado no sudoeste da África. Outra turmalina muito rara e cara é chamada de Turmalina Neon ou Paraíba. Isso só é encontrado em São José de Batalha, na Paraíba, Brasil. Os poços da mina são muito profundos e escavados à mão e existem apenas veios muito finos. Esta é a única turmalina que contém cobre e ouro. Outras turmalinas verdes são chamadas de elbaíta. As turmalinas indicolitas são de cor azul escuro a médio, quase como safira azul. Eles são extraídos no Brasil, Madagascar, Sri Lanka, Maine e Califórnia.
Existem turmalinas bicolores e tricolores. As tricolores são artigos de colecionador. Um deles é chamado de turmalina melancia que vem em verde e vermelho com separação de branco.
Turmalina rosa
No mercado de gemas, a tendência agora é nomear a turmalina pela designação da cor, assim rubelita é o termo usado para a turmalina vermelha ou rosa; indicolita é usada para turmalina azul e assim por diante.
A gema é bastante dura, apresentando uma dureza de 7,5 Mohs. Esta dureza o torna suscetível a quebrar, rachar e arranhar. Aqui estão algumas dicas para cuidar de suas joias de turmalina.
Não use suas joias de turmalina enquanto estiver fazendo atividades vigorosas nas quais você possa acidentalmente bater suas joias contra uma superfície dura.
Não o use ao fazer tarefas domésticas, especialmente se você for trabalhar no jardim. Partículas de areia e outras substâncias duras provavelmente arranharão a superfície de sua gema.
Remova suas joias de turmalina antes de aplicar spray de cabelo ou colocar cremes e loções.
Evite manusear produtos químicos agressivos e produtos de limpeza enquanto estiver usando suas joias de turmalina.
Evite deixar suas joias de turmalina onde ficarão expostas a altas temperaturas, como um aquecedor, dentro de um carro quente ou no painel ou sob a luz solar direta.
Limpe suas joias de turmalina uma vez por mês para remover a sujeira e o acúmulo de sujeira que podem embaçar a superfície da gema. Peça a um profissional para limpar suas joias a cada dois anos.
Limpe suas joias de turmalina com um pano branco macio ou flanela de bebê após cada uso para remover o suor e a sujeira.
Limpe suas joias com uma solução neutra de água morna e algumas gotas de detergente para louças. Deixe de molho por 10 a 20 minutos. Use uma escova de dentes macia para esfregar suavemente suas joias. Seque bem suas joias antes de armazená-las.