Fundição é um método de criação de peças de joalheria que podem ser replicadas várias vezes em vez de cortar, dobrar e soldar seções de metal. A fundição com cera perdida é um dos vários métodos de fundição de joias. Mesmo com uma joia meticulosamente desenhada, o fundido pode apresentar algumas imperfeições, como saliências que podem arruinar a peça final. Quando isso ocorre, a peça fundida precisa ser limpa primeiro. O método de fundição por cera perdida é adequado para fundição de ouro e prata e é usado em cerca de sessenta por cento de todas as joias de ouro quilates. Para limpar peças fundidas de joias, dê uma olhada nas etapas abaixo.
Primeiro, vamos entender como um casting é feito. Após a replicação do modelo final do desenho da joalheria em borracha, esta será injetada com cera líquida que será o molde final para a fundição. O padrão de cera é preso a uma haste de cera chamada de sprue. O jito é uma haste revestida com cera dura. É aqui que o metal fundido será derramado assim que a fundição começar. Vários padrões de cera concluídos anexados com sprue será montado para formar uma árvore. A árvore criará o vazio onde o metal fundido será injetado para fundir a joia final. A árvore será colocada sobre uma base de borracha e envolvida por um frasco de metal cilíndrico. Slurry feito de uma substância parecida com gesso, chamado revestimento, será despejado no frasco cilíndrico para revestir a árvore, deixando as pontas do jito expostas. Depois de endurecido, o frasco é retirado da base de borracha e colocado em uma estufa com aquecimento controlado para derreter a cera. O vazio oco resultante será então preenchido com metal fundido através das aberturas do jito e deixado para resfriar e endurecer. O revestimento é então mergulhado em água para ser removido do metal fundido.
O próximo passo é limpar a fundição da joia. A primeira coisa que você precisa fazer é remover o jito. Você pode fazer isso usando uma serra para joias e cortando o mais próximo possível do desenho da joia. Você pode remover o resto do sprue por meio de diferentes técnicas de polimento. Você pode moer o que resta do jito usando pedaços finos de carborundo. Moa o sprue o mais próximo possível do padrão até que não seja mais perceptível. Certifique-se de não tocar no próprio design enquanto estiver fazendo isso.
Você notará que pode haver alguma oxidação que reveste a superfície do metal. Isso é causado pelo calor durante o processo de derretimento para remover a cera do molde de gesso. Isso pode ser removido colocando a joia em uma solução de picles - um banho de ácido que pode ser aquecido em uma panela quente em temperatura baixa. Lave as joias em água corrente assim que a oxidação e o resto do revestimento forem removidos.
Selecione o tipo certo de escovas de metal abrasivas que podem ser fixadas em um eixo flexível, Dremel ou uma máquina de polimento para remover rebarbas e outras imperfeições na superfície das joias. Você também pode usar pequenas limas de metal e pedra-pomes para tornar a superfície lisa. Escolha a melhor ferramenta aplicável para limpar e tornar a superfície da joia o mais lisa possível.
Coloque a joia em copo com granalha de aço inoxidável para polir. Verifique a peça se a superfície já está lisa e se todos os cortes, reentrâncias e saliências foram removidos.
Faça o polimento das joias na roda de polimento. Existem três etapas envolvidas no processo de polimento gradual. O primeiro passo é usar pasta de bobbing para um polimento rápido para remover rebarbas de superfície que foram deixadas de fora, seguido pelo uso de pasta de Tripoli que ainda é abrasiva, mas mais fina do que o composto de bobbing. Finalize o processo de polimento com rouge. Ele vem em cores diferentes. Use aquele que for adequado para joias de ouro ou prata.
Seja cuidadoso ao limpar a fundição de joias. Inspecione a peça ao redor. Use uma lupa para ver as imperfeições mínimas. Use equipamento de proteção ao trabalhar com metais, dispositivos de corte e polimento e compostos de polimento O pó de metal é muito pesado e é prejudicial quando inalado.