A maioria dos faróis fabricados hoje é feita de policarbonato ou material plástico. É, portanto, normalmente mais barato, mais fácil de estilizar e mais leve do que o vidro, o que o torna uma escolha mais popular. O ruim é que, quando esses faróis de policarbonato são expostos à luz das lentes, eles se aquecem facilmente e se expandem. A expansão causa poros no farol de plástico para se tornar maior. Os poros expandidos permitem que diferentes elementos como vento, umidade do ar, luz e poeira entrem e se acumulem na superfície dos faróis. Todo o processo é chamado de oxidação. Isso torna seus faróis embaçados e a luz que deveria sair deles fica mais fraca. Não é apenas desagradável, mas também pode ser perigoso quando você está viajando em uma estrada mal iluminada à noite. Aqui estão algumas maneiras de se livrar desses faróis oxidados e embaçados.
Se você puder pagar, você sempre terá a opção de consertá-lo profissionalmente. Basta ir à oficina ou concessionária onde você comprou o carro. Faça com que eles limpem seus faróis ou instale um novo lote. Esse tipo de serviço custaria de algumas centenas a milhares de dólares.
Oficinas de conserto de automóveis
Para pessoas com orçamento apertado, você pode realizar as mesmas tarefas com algum esforço e com a ajuda de suprimentos de oficinas de automóveis perto de sua casa. Os passos rápidos e fáceis incluem: lixar, esfregar e encerar.
Lixar. Para lixar, você precisará de uma lixa de diferentes grãos e um balde de água. Cabe a você escolher entre as lixas 600, 800, 1000 e 2000 ou uma combinação de qualquer uma delas. Mergulhe a lixa na água. Você pode começar com a lixa mais grossa e gradualmente passar para a mais fina. Antes de executar o lixamento, proteja os arredores dos faróis para evitar arranhões e a tinta quebre. Lixe a cobertura do farol em movimentos circulares. Certifique-se de que a lixa esteja adequadamente embebida em água ao longo do processo para não danificar os faróis. Lixe até que os faróis estejam satisfatoriamente livres das partículas empilhadas.
Esfregando. Para a próxima parte, você precisará de um pouco de composto para esfregar e trapos. Ambos podem ser comprados em conjuntos em oficinas de reparação automóvel. Escolha flanela ou qualquer outro pano macio. Novamente, isso é para evitar arranhar os faróis ou qualquer parte do carro. Limpe o composto na superfície dos faróis em movimentos circulares até que a aparência nebulosa dos faróis lixados desapareça.
Cera especial para carro
Encerando. A última etapa seria depilar. Isso concluiria a limpeza de seus faróis. Seria o mesmo processo da fricção. Só que desta vez, você usaria uma camada de cera especial para carros. O objetivo é proteger os faróis da oxidação precipitada após a limpeza.
Ao adquirir os materiais, preste atenção na qualidade para que tenham um efeito mais duradouro nos faróis. Às vezes, soluções baratas podem piorar o problema e fazer com que você gaste mais do que o necessário.
Claro, é melhor prevenir do que remediar. Portanto, para evitar a oxidação dos faróis da próxima vez, tente estacionar o carro em uma área sombreada ou dentro de uma garagem, se possível. Isso diminuiria o efeito de aquecimento nos faróis de plástico e, assim, diminuiria a oxidação. Reserve um tempo para fazer a manutenção e verificar regularmente os faróis. Você pode executar as três etapas de correção rápida mencionadas. É aconselhável um intervalo de três meses.