Como avaliar safiras?

A pedra preciosa que vem imediatamente à sua mente é uma pedra de um azul profundo
Quando você pensa em uma safira, a pedra preciosa que vem imediatamente à sua mente é uma pedra de um azul profundo, certo?

Quando você pensa em uma safira, a pedra preciosa que vem imediatamente à sua mente é uma pedra de um azul profundo, certo? Mas safiras, na verdade, têm muitos tons diferentes, além do azul profundo, e isso se deve a alguns minerais encontrados em algumas pedras de safira. Uma safira pode ser amarela, verde, laranja, rosa ou mesmo preta. É por isso que você deve saber avaliar safiras.

Você deve verificar seu matiz
Se a pedra tiver apenas uma cor, você deve verificar seu matiz.

Avaliar safiras é um pouco semelhante a avaliar diamantes. Aqui estão algumas dicas sobre como avaliar safiras:

  1. Examine a cor da pedra. Como você já sabe que safiras podem vir em tons diferentes, você deve examinar se a cor da safira é inteira ou se é uma mistura de cores diferentes. Se a pedra for uma mistura de cores diferentes, é considerada menos valiosa, ao passo que se a pedra for feita de apenas uma cor, como o azul profundo, é considerada muito valiosa. Considere também o tom da pedra. Se a pedra tiver apenas uma cor, você deve verificar seu matiz. Se a cor for um azul claro, é considerada menos valiosa em comparação com uma pedra com um tom profundo de azul.
  2. Examine o brilho da pedra. Você deve examiná-lo com uma lupa. Se a safira não tiver arranhões ou defeitos, ela é considerada impecável. No entanto, pedras preciosas naturalmente perfeitas são um achado raro. Mas mesmo que a gema tenha algumas falhas, ainda é considerado um bom achado, pois um joalheiro pode cortar a pedra de forma que as falhas sejam eliminadas, mostrando assim todo o brilho da safira.
  3. Verifique o tamanho da safira. Embora as safiras também sejam medidas por quilates semelhantes a um diamante, uma safira medindo um único quilate é maior do que um diamante do mesmo quilate. Esta é a razão pela qual você não deve comparar o tamanho e o peso de uma safira com uma gema diferente. Em vez disso, peça a ajuda de um joalheiro e de um instrumento de pesagem adequado para determinar o tamanho e o peso de uma safira.
  4. Determine a origem da safira. Se a safira foi adquirida em uma mina, você deve saber de onde veio, pois seu valor também é determinado pela origem. Uma safira das cavernas da Birmânia é mais valiosa do que uma safira originária do Sri Lanka, mesmo que tenham a mesma medida em quilates.
  5. Existem gemas que foram criadas em um laboratório e, se for esse o caso, a origem não importa. Em vez disso, você pode tratar a pedra no laboratório para torná-la mais escura por tratamento térmico, e o resultado é quase o mesmo que uma pedra natural que veio das minas. No entanto, um laboratório criado e tratado com pedra custa menos do que uma pedra natural.

Seja qual for o tipo de safira que deseja adquirir, você deve ter as habilidades para avaliar a pedra para saber como escolher a safira certa. Se não tiver a certeza, é melhor pedir a opinião de um joalheiro profissional.

Artigos relacionados
  1. Como encontrar o tamanho do anel de uma namorada?
  2. Como encontrar anéis antigos?
  3. Como encontrar lojas de varejo que vendem joias magnéticas?
  4. Como encontrar joias e joias com desconto?
  5. Como encontrar colares com pingentes de rubi?
  6. Como encontrar as melhores joias de platina?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail