Ao contrário da crença popular, os diamantes vêm em uma variedade de cores, não apenas transparentes. E algumas cores, sendo mais raras, são muito mais valiosas do que outras. Essas dicas o ajudarão a avaliar a cor do diamante para determinar o valor dessas pedras preciosas.
Passo 1
Entenda como os diamantes são avaliados. Antes que um diamante possa receber um preço ou valor, ele deve ser considerado em termos de suas quatro características - clareza, corte, peso em quilates e cor. Quanto mais alto na escala cada uma dessas características, mais valioso é o diamante. Portanto, quando você avalia a cor do diamante, há diferentes graus de cor (ou tons diferentes) que tornam o diamante mais valioso (e, claro, menos valioso). Nenhum diamante é sem cor, mesmo o diamante comum que a maioria das pessoas acredita ser transparente. Na verdade, eles são chamados de diamantes "brancos", e é contra esses diamantes que todas as outras tonalidades da cor do diamante são avaliadas.
Para fornecer padrões para a avaliação da cor do diamante, o Gemological Institute of European (GIA), propôs uma diretriz padrão para a cor do diamante usando pedras coloridas. Assim, a cor de cada diamante é avaliada ou comparada com um conjunto pré-selecionado de gemas coloridas (chamadas de pedras de controle). Ao fazer isso, pode-se avaliar a cor do diamante de forma consistente.
Passo 2
O diamante deve estar solto. Para avaliar adequadamente a cor do diamante, ele ainda não pode ser cravado no metal. Isso ocorre porque o metal afetará a cor de um diamante. O diamante deve ser colocado de cabeça para baixo (apontar para cima) e visto por meio de uma ferramenta de joalheiro conhecida como 'lupa'. Esta é basicamente uma pequena lupa que permite aos gemologistas ver as características de um diamante com mais clareza. Obviamente, o diamante deve ser segurado solto na mão do joalheiro enquanto ele usa a lupa para ver sua cor.
Etapa 3
Determine o grau de letra do diamante. Os gemologistas usam um sistema de classificação por letras para rotular ou avaliar a cor de um diamante. Começando com D e passando por Z, cada letra se refere a um tom ou cor ligeiramente diferente. Os diamantes rotulados como D são bastante raros, sendo totalmente incolores. À medida que as letras progridem no alfabeto, o mesmo ocorre com o tom mais profundo de cor encontrado em um diamante. Aqui está uma lista básica das etiquetas de cores com letras para diamantes:
DEF: incolor
GHIJ: quase incolor
KLM: ligeiramente tingido, geralmente amarelo
NOPQR: ligeiramente tingido, geralmente amarelo; obviamente a olho nu
STUVWXYZ: tingido, geralmente amarelo (embora possa ser marrom); óbvio a olho nu
Outras coisas a considerar. Os gemologistas não usam apenas uma lupa para avaliar a cor de um diamante. Eles também observarão a fluorescência de um diamante, ou a quantidade de variação da cor do diamante quando colocado sob radiação ultravioleta (ou luz ultravioleta). Por ser um tipo de luz comum encontrada nos raios solares e também em muitas luminárias, é comum considerar até que ponto um diamante mantém essa característica, em conjunto com sua cor.
Em geral, se você estiver procurando por uma bela gema, considere a fluorescência da pedra um pouco, mas também observe a graduação de letras do diamante. Qualquer diamante que foi avaliado com a cor de D - J é desejável, e um gemólogo deve ser capaz de ajudá-lo a escolher um diamante que se adapte ao seu gosto e orçamento.