O piercing é uma forma popular de autoexpressão, muito parecida com as tatuagens. Pode ser doloroso, e um piercing deve ser bem cuidado e cuidado, especialmente quando é muito novo e está curando. Deve ser mantido limpo o tempo todo para evitar a introdução de bactérias dentro e ao redor do piercing e, possivelmente, entrar no corpo. Leia as dicas abaixo sobre como limpar e manter os piercings corporais.
A solução de limpeza mais eficaz para piercings corporais é uma mistura de 1,4 colher de chá de sal marinho dissolvido em oito gramas de água morna engarrafada ou destilada. A água da torneira deve ser fervida antes de usá-la. Esta solução pode ser mantida em um recipiente esterilizado coberto e colocado na geladeira por alguns dias. Você também pode usar um sabonete líquido germicida ou microbiano neutro, sem perfume.
Antes de limpar ou mesmo tocar em seus piercings, certifique-se de lavar bem as mãos.
Para piercings localizados em áreas maiores do corpo, você pode encher até a metade um copo pequeno com solução salina morna e invertê-lo sobre o piercing para criar um vácuo e permitir que o piercing fique de molho por cerca de cinco minutos diariamente. Certifique-se de colocar pequenas quantidades da solução salina morna em um pequeno recipiente para evitar a imersão de cotonetes ou toalhas de papel em todo o lote. Use cotonetes em pequenas áreas, como orelhas, sobrancelhas, nariz e lábios. Mergulhe o cotonete na solução e aplique ao redor dos piercings e nas joias. Seque as áreas com toalhas de papel. Use toalhas de papel ou gaze limpa embebida em solução salina para outras áreas.
Enxágüe a área com água fervida morna para remover os resíduos de sal. Seque as áreas com lenços de papel absorventes ou toalhas. Evite usar tecido atoalhado e toalhas que podem prender na joia e causar ferimentos.
Use um sabonete líquido muito suave e sem fragrância, ensaboe a área brevemente e enxágue rapidamente durante o banho. Não há necessidade de girar as joias. Basta manter a área limpa e higienizada. Seque as áreas com produtos de papel descartáveis. Tenha cuidado ao limpar as áreas perfuradas e as joias. Aplique uma leve pressão ao limpá-los.
Troque e lave a roupa de cama regularmente para não abrigar bactérias e outros irritantes. Use roupas limpas, largas e confortáveis enquanto dorme para proteger seus piercings corporais.
Chuveiros são mais preferidos se você tiver piercings. Tomar banho em banheiras é bom, desde que a banheira seja bem lavada antes de você tomar banho para remover as bactérias que estão na banheira. Enxágue seus piercings após tomar banho em uma banheira.
Betadine®, Hibiclens®, Bactine®, peróxido de hidrogênio, álcool e sabão forte não devem ser usados como agentes de limpeza. Da mesma forma, você deve evitar soluções que contenham cloreto de benzalcônio e cloreto de benzetônio, que podem irritar a pele. Também não é aconselhável usar pomadas quando os piercings estão cicatrizando, pois evitam que o ar chegue às feridas e promovem a cicatrização.
Cafeína, drogas, álcool e nicotina podem prolongar o processo de cicatrização, por isso é melhor evitá-los. Evite o contato com fluidos corporais de outras pessoas, brincadeiras violentas e contato oral enquanto seus piercings estão cicatrizando. Evite usar todos os tipos de produtos de beleza e cuidados pessoais sobre e ao redor de seus piercings para não contaminá-los durante a cicatrização. Tomar banho em banheiras de hidromassagem, piscinas, lagos e outros corpos d'água deve ser evitado enquanto seus piercings estão cicatrizando. Se você tiver apenas alguns piercings corporais, poderá usar bandagem selante à prova d'água para protegê-los.
Tenha muito cuidado ao fazer novos piercings, pois podem causar irritações e infecções. Proteja-os com remendos para feridas se precisar usar roupas justas e evite tocar e brincar com as joias. Mantenha-os limpos e saudáveis evitando o estresse e comendo os alimentos certos para acelerar o processo de cicatrização de seus piercings.