Hoje a maioria das garotas prefere usar vestidos curtos para o baile, ao invés de vestidos longos, que eram a moda há algum tempo. Vestidos curtos geralmente não eram considerados trajes 'formais', especialmente para eventos como bailes de formatura, casamentos, jantares de gala, bailes e similares. Porém, as regras da moda tornaram-se mais descontraídas nas últimas décadas e, hoje, o "pretinho" (LBD) para ocasiões formais e sociais, é um must-have no guarda-roupa de qualquer rapariga ou mulher! No entanto, mesmo com vestidos de baile curtos, é importante lembrar que nem todo mundo consegue levar esse look. Algumas dicas sobre como usar um vestido curto na noite do baile estão listadas abaixo:
Nem todas as meninas são construídas da mesma forma e não existe um vestido "curto" padrão que sirva em todas e fique bem!
Os fatores que precisam ser considerados são altura, peso, forma e tipo do corpo, além de proporções como busto para cintura, cintura para quadris, parte superior do corpo para parte inferior, etc.
As raparigas com figura de ampulheta podem usar qualquer estilo e sair-se bem, visto que esta é considerada a forma feminina 'ideal'. No entanto, vestidos estilo halter são a melhor opção se você tiver uma figura de ampulheta.
Se você tem uma constituição atlética ou um corpo naturalmente magro com pernas longas, você nunca pode errar com qualquer tipo de vestido curto, vestidos sem mangas ou com alças finas são uma boa escolha.
As donzelas em forma de pêra ficarão melhores em vestidos de linha A ou baby doll - ajustados na parte superior e fluindo abaixo da cintura.
Preto é a escolha popular universal e nunca se pode dar errado com um LBD. Caso contrário, escolha seu vestido de baile curto em cores que realçam o tom de sua pele
Bainhas são tão importantes - meninas altas com constituição atlética podem usar vestidos com bainhas acima dos joelhos, mas se você tem problemas de altura ou tem pernas curtas e atarracadas, uma bainha acima do joelho não vai te ajudar.
Tecidos macios, como cetim ou seda, são ideais para vestidos curtos, mas você também pode experimentar tecidos arejados, como chiffons em tons pastel.
Use acessórios para seu vestido curto com os sapatos, maquiagem, joias e bolsas certas. Você deve se sentir e parecer confortável com o que está vestindo, portanto, ignore os sapatos de salto alto ou salto alto se não conseguir andar com eles.
Evite vestidos curtos com muitos enfeites como lantejoulas, miçangas, etc. e se você precisar de babados e babados, mantenha-os curtos e mínimos. Babados são proibidos se você for gordinho ou tiver uma parte superior do corpo pesada ou pernas curtas e atarracadas.
Planeje e escolha seu vestido de baile com antecedência, já que corridas de última hora significam que você pode acabar fazendo as escolhas erradas ou o vestido que você ansiava não está mais disponível!
Procure aconselhamento especializado do pessoal da loja ou de familiares próximos e amigos que nunca irão direcioná-lo para o mal!
Se você tiver tempo, dinheiro e paciência, faça o seu vestido curto sob encomenda, ou faça você mesmo, se tiver talento com uma máquina de costura.
Basta seguir as dicas listadas acima e seus preparativos para o baile fluirão sem problemas, sem soluços!