Adicione um design vibrante e descolado a seus cachecóis, chapéus, cobertores e meias felpudas, tricotando um padrão de coluna em zigue - zague. Um chapéu tipo gorro com abas nas orelhas pode protegê-lo e mantê-lo aquecido dos ventos frios do inverno.
Veja como você pode tricotar um chapéu de aba de orelha.
Agulha de olho grande sem corte
Etapa 1: Prepare seus materiais. Compre uma fita métrica, agulhas de tricô de pontas duplas, tesouras, uma agulha de tricô circular, uma agulha romba de olho grande e um novelo de lã em sua cor preferida.
Etapa 2: Meça sua cabeça. Determine a largura das abas das orelhas medindo ao longo das orelhas. Indique isso como medida A. Em seguida, determine a altura desejada para as abas de orelha. Indique isso como medida B. Obtenha a circunferência de sua cabeça da frente e entre onde as abas de orelha estão posicionadas. Indique isso como medida C. Por último, obtenha a circunferência de sua cabeça por trás e entre as abas das orelhas. Indique isso como medição D.
Etapa 3: Tricotar a primeira aba de orelha. Usando sua agulha de ponta dupla, monte 4 pontos. Tricotar a primeira carreira. Tricotar o primeiro ponto da próxima carreira nas alças da frente e de trás e, em seguida, costurar como fez na primeira carreira. Termine a carreira tricotando o último ponto nas alças da frente e de trás. Continue a tricotar nesta sequência de ponto jarreteira de duas carreiras até que a aba da orelha cubra a medida A. Em seguida, tricotar todas as carreiras em idas e voltas, mas não aumente os pontos. Faça isso até que a orelha cubra a medida B. No final, corte o fio e deixe 10 centímetros para a cauda. Coloque a orelha de lado primeiro, deixando os pontos na agulha de ponta dupla.
Etapa 4: tricotar a segunda aba da orelha. Faça o mesmo processo na primeira aba de orelha (etapa 3), mas em vez de cortar o fio, use uma agulha circular para tricotar a última carreira. Faça pontos suficientes para cobrir a medida C e, em seguida, tricote os pontos da primeira aba de orelha. Faça pontos suficientes para cobrir a medida D e, em seguida, tricote os pontos da segunda aba da orelha para juntá-los.
Etapa 5: tricotar em redondo. Use ponto jarreteira ao tricotar a aba do chapéu para combinar com as abas das orelhas. Para fazer o ponto jarreteira ao tricotar em redondo, alterne os pontos tricotados com os pontos purl. Continue a tricotar nesta sequência até terminar um comprimento de 5 centímetros.
Etapa 6: tricotar o resto do chapéu. Ao fazer isso, você deve alternar para o ponto meia. Continue tricotando em redondo até que o chapéu mede 4,5 a 13 centímetros, medido a partir da base da aba.
Tricotar pontos decrescentes
Etapa 7: Diminua a coroa do chapéu. Conte os pontos que você já fez, divida por 10 e subtraia 2. O número obtido será o número de pontos que você precisa fazer. Depois disso, tricotar 2 pontos juntos. Por exemplo, se você tem 120 pontos, divida por 10 e você terá 12. Subtraia 2 e você vai acabar com 10. Este é o número de pontos que você tem que tricotar primeiro e depois tricotar 2. Repita essa sequência até terminar a rodada. Em seguida, tricotar todos os pontos para a próxima rodada. Para a terceira carreira, tricotar um ponto a menos antes de tricotar dois juntos. Por exemplo, se você tricotou 10 pontos antes, terá de tricotar 9 pontos na terceira carreira e, em seguida, tricotar 2 pontos. Repita esta sequência até terminar a carreira e tricotar todos os pontos novamente para a próxima carreira. Continue a tricotar os pontos decrescentes e siga a sequência até ficar com 30-40 pontos nas agulhas. Em seguida, diminua os pontos novamente, mas desta vez, não inclua as rodadas em todos os pontos de malha.
Etapa 8: corte o fio quando você tiver apenas 10 pontos restantes nas agulhas. Costure nos últimos pontos e puxe bem como você faz com um cordão. Isso fechará o topo do seu chapéu. Faça as pontas soltas restantes.
Chapéus com abas de orelha são perfeitos para o inverno. Você pode fazer o seu próprio ou até dar de presente - perfeito especialmente para quem gosta de brincar no inverno ao ar livre.