O cânhamo é uma fibra natural que está lentamente ganhando maior aceitação como outro material natural forte, adequado para roupas, sapatos e bolsas. Anteriormente, o cânhamo era áspero e rígido e usado principalmente para sacos e outros itens que não precisavam de um acabamento mais fino. A experimentação e os testes e melhorias contínuos tornaram o cânhamo um bom tecido para sapatos e bolsas de lona. Os sapatos de lona de cânhamo são confortáveis e respiráveis, o que os torna ideais para usar no verão e para caminhadas leves. Como tal, os sapatos de cânhamo podem sujar-se facilmente. Abaixo estão algumas dicas sobre como limpar sapatos de cânhamo.
Se seus sapatos de cânhamo estiverem cobertos de lama, deixe a lama secar primeiro, pois a lama seca é mais fácil de remover do que a lama úmida, que tende a se espalhar mais conforme você limpa. Raspe o máximo possível da lama seca e remova aquelas que foram incrustadas nas ranhuras das solas de borracha, batendo as solas dos sapatos de cânhamo uma na outra para soltar o solo. Coloque folhas de jornal no chão para facilitar a limpeza. Use um pano úmido para limpar o resto da lama endurecida nas partes de borracha dos sapatos de cânhamo.
Se seus sapatos de cânhamo tiverem atacadores, remova-os e lave-os separadamente. Você pode mergulhá-los em água morna com sabão em uma bacia. Se os atacadores forem brancos, você pode adicionar algumas gotas de água sanitária na água para torná-los mais brancos.
Coloque um pouco de água morna e detergente para tecidos em uma bacia grande o suficiente para segurar os sapatos de cânhamo. Lave o interior e o exterior dos sapatos de cânhamo, incluindo o forro. Use uma escova de dentes de náilon velha para esfregar as manchas sujas. Após a limpeza dos sapatos, enxágue-os em água fria até que o detergente seja removido.
Remova o odor dos pés dos sapatos de cânhamo misturando bicarbonato de sódio com um pouco de água para formar uma pasta e use os dedos para esfregar a mistura na parte interna dos sapatos de cânhamo. Deixe a pasta absorver o odor por alguns minutos antes de enxaguar os sapatos com água fria.
Esprema a maior parte da umidade de dentro e de fora dos sapatos de cânhamo com uma toalha, pressionando os materiais até que a umidade seja absorvida. Deixe os sapatos de cânhamo secarem ao ar em um local quente em seu quintal ou casa. Não coloque os sapatos de cânhamo diretamente sob o sol, pois isso pode descolorir o cânhamo tingido e rachar as laterais e solas de borracha.
Amasse folhas de papel branco em bolas e insira-as dentro dos sapatos de cânhamo úmidos. Isso irá absorver um pouco da umidade e ajudar a manter a forma dos sapatos à medida que secam. Você também pode usar sacolas de papel pardo, mas não jornais, porque a tinta irá sangrar e se transferir para os sapatos.
Embora você possa limpar e lavar seus sapatos de cânhamo na máquina de lavar, a maioria dos fabricantes não recomenda esse método, pois isso enfraquece a cola que mantém as partes do sapato juntas. Também faz com que o revestimento de borracha e as solas se tornem bastante quebradiços. Mantenha seus sapatos de cânhamo com um cheiro agradável, espalhando um pouco de bicarbonato de sódio na parte interna dos sapatos e deixando-o absorver o odor. Basta sacudir o bicarbonato de sódio quando precisar calçar novamente os sapatos de cânhamo.