Evite passar o estresse e a frustração para seus entes queridos, mantendo os tribunais fora de seus assuntos após sua morte com uma confiança viva. Um trust vivo é diferente de um testamento, pois é criado enquanto você ainda está vivo e lhe dá a liberdade de controlar a distribuição de suas finanças, propriedades e outros bens patrimoniais para aqueles que desejar. Ao contrário dos testamentos que entram em vigor após sua morte, os testamentos em vida entram em vigor assim que você assinar os documentos.
Além de finanças e propriedades, uma confiança viva também dá clareza sobre como você deseja ser tratado no infeliz incidente de ficar muito doente e incapaz de tomar decisões sobre seus cuidados de saúde. Por exemplo, no caso de você cair em estado vegetativo, você pode escolher se deve ser ressuscitado ou não. Você pode consultar seu médico de família sobre as opções médicas.
Viver trusts fornecem
Embora os testamentos e os trustes vivos forneçam um "plano" com relação à distribuição de bens após sua morte, a vantagem de ter um trust vivo é que ele não está sujeito a procedimentos de inventário. Um testamento regular deve passar pelo tribunal de sucessões antes que o espólio possa ser repassado aos beneficiários. Pode levar um período de meses ou mesmo anos para que o testamento seja processado, especialmente se surgirem disputas relacionadas a finanças e ativos patrimoniais. Quanto mais longo o período, mais dinheiro é consumido.
Outras vantagens de um trust em vida é que ele pode ser alterado a qualquer momento, nenhuma supervisão de tribunal é necessária no caso em que uma disputa é levantada e o conteúdo do trust em vida permanece privado (com testamentos, torna-se registro público após sua morte)
Evitando custos de inventário
Embora custe menos para redigir um testamento, uma relação de confiança viva oferece mais segurança e benefícios, pois pode ajudar você a economizar tempo e um custo substancial, evitando custos de inventário. Os trusts vivos também reduzem o valor tributado sobre a propriedade da casa.
Ao criar um trust permanente, você deve preparar os seguintes documentos: uma procuração durável para cuidados de saúde, uma procuração durável para bens, cláusula de competência, nomeação de curador, tutela para filhos menores e testamento vital. Dica. Existem modelos de trustes vivos disponíveis online.
Quer pretenda fazer um testamento ou um fideicomisso vitalício, deve-se procurar ajuda jurídica, especialmente se estiver envolvido muito dinheiro (mais de 74600€) e bens. Um advogado pode ajudá-lo a redigir seu contrato de confiança de forma clara, para que nenhum problema surja em relação à legalidade da propriedade, transferências e outros. Um advogado também é sugerido para pessoas com estrutura familiar complexa (por exemplo, indivíduos com muitos filhos fora do casamento ou numerosos casamentos). Cuidado com os golpistas que afirmam ter experiência em planejamento imobiliário. Verifique online se há advogados registrados especializados em ações judiciais.
Se você gostaria de redigir um contrato de fideicomisso sem qualquer assistência jurídica, você também pode fazer isso! Existem vários livros disponíveis em livrarias e fontes online para ajudá-lo com instruções fáceis de seguir, bem como planilhas úteis. Um livro extremamente útil é Make your own Living Trust, do advogado Dennis Clifford.
Não tenha medo da morte. É inevitável, por isso devemos nos preparar para isso. Redigir sua vontade e confiança viva pode evitar qualquer confusão e ansiedade futura para a família deixada para trás.