Em um mundo tão acelerado como o nosso, às vezes pode ser difícil fazer tudo o que você precisa durante o dia. Para muitas pessoas que têm empregos de tempo integral, chegar ao banco a fim de lidar com questões bancárias importantes pode ser quase impossível... muitas vezes esses assuntos são relegados para as noites de sexta-feira, quando muitos bancos abrem mais tarde, e quaisquer transações que demoram lugar não é nem mesmo creditado até sábado ou na segunda-feira seguinte. Felizmente, o advento do banco comercial online permitiu que muitas pessoas ocupadas realizassem suas funções bancárias necessárias na privacidade de seus próprios computadores a qualquer hora do dia ou da noite.
Se você acha que o banco comercial on-line pode ser certo para você, reserve um tempo para fazer o seguinte:
Consultando o seu banco local ou realizando uma pesquisa na Internet, descubra se o seu banco possui um site e visite-o.
Ao explorar o site, procure quaisquer links para serviços bancários online. Se você não conseguir encontrar qualquer indicação de banco on-line, entre em contato com a agência bancária local pessoalmente, por telefone ou por e-mail e pergunte se eles têm acesso a alguma conta on-line. (Se não o fizerem, você também pode perguntar se eles têm planos de oferecer esses serviços no futuro... muitas vezes, esses tipos de recursos são implementados devido ao interesse do cliente.)
Supondo que seu banco ofereça serviços bancários online, você precisará se inscrever no serviço. Em muitos casos, isso pode ser feito online, embora alguns bancos possam exigir que você solicite o serviço pessoalmente antes que sua conta online seja configurada. Também pode haver ou não taxas associadas ao acesso à sua conta online, que dependerá em grande parte do banco com o qual você faz negócios.
Certifique-se de escolher um nome de usuário e uma senha que sejam únicos e difíceis de adivinhar. Alguns bancos podem exigir que você use tipos específicos de nomes de usuário (como seu endereço de e-mail ou sua primeira inicial seguida por seu sobrenome), portanto, ter uma senha exclusiva pode se tornar ainda mais importante.
Depois de configurar o acesso à sua conta online, você deve reservar um tempo para explorar as opções de sua conta no site do banco. Os recursos comuns podem incluir a capacidade de alterar seu endereço de cobrança, saldos em conta corrente e uso do mês, arquivos de cópias digitais de extratos anteriores, a capacidade de transferir fundos de uma de suas contas para outra e até mesmo a capacidade de pagar um número de contas automaticamente online. Se você não encontrar recursos específicos que gostaria de ver, não deixe de entrar em contato com seu banco e sugerir que eles os ofereçam no futuro.
Caso o seu banco não ofereça acesso à conta online, você pode considerar procurar outros bancos que oferecem esse acesso, se for um recurso que você acha que pode ser extremamente útil. Certifique-se de visitar os sites de bancos em potencial antes de abrir contas, para que você possa determinar se eles oferecem o acesso à conta online que você deseja.
Cuidado com os golpes de "phishing", que geralmente vêm na forma de e-mails de aparência oficial que apresentam links para sites configurados para se parecerem com a página de login do seu banco. Em caso de dúvida, digite manualmente no site do seu banco e faça login a partir dele.
Dicas rápidas:
Sempre mantenha seu nome de usuário e senha seguros e não os compartilhe com ninguém. Se você receber um e-mail suspeito solicitando essas informações, informe ao seu banco para ver se é genuíno.
A maioria dos bancos solicitará que você responda a "perguntas secretas" criadas durante o processo de configuração, caso perca sua senha. Essas perguntas devem ser coisas que só você sabe.