A atual situação econômica mundial é uma prova do fato de que nenhuma empresa, não importa quão grande ou pequena, pode estar a salvo da falência. Mesmo os mais estabelecidos podem sair do mercado por causa da insolvência e requerer o Capítulo 11.
No entanto, existe uma alternativa ao pedido de falência, que é chamada de exercício financeiro. Um exercício financeiro é, na verdade, um plano proposto para pagar os credores da sua empresa dentro de um período de tempo especificado com base nas receitas previstas. Não existe um plano de recuperação financeira padrão, uma vez que cada empresa à beira da falência tem um conjunto único de condições e problemas financeiros.
Planejador financeiro certificado
Qual é a primeira coisa que você deve fazer se sua pequena empresa estiver perto da falência? A primeira coisa a fazer é pedir ajuda. Existem muitas empresas e profissionais especializados em exercícios financeiros de negócios. Um planejador financeiro certificado, um contador profissional certificado ou um advogado pode ajudá-lo a planejar e projetar um exercício financeiro aceitável para você e seus credores.
Depois de ter contratado essa empresa ou profissional para atuar como seu consultor, eles farão um rápido estudo de seu negócio para que possam planejar uma ação corretiva que irá impedir temporariamente seus credores de latir em sua porta. Essa é a parte em que a viabilidade do seu negócio será posta em causa. A sua empresa sobreviverá às atuais condições econômicas e de negócios se for revertida? Há alguma chance de arrecadar dinheiro para alavancar seus negócios? Estas são apenas algumas questões que serão consideradas na elaboração de um plano de exercícios financeiros para sua empresa.
Ao mesmo tempo, seu especialista em exercícios terá que continuar convencendo seus credores a lhe dar mais tempo para encontrar algum dinheiro para pagar dívidas imediatas. Normalmente, os credores dão 90 dias para as empresas saldarem algumas de suas dívidas. Isso dará tempo para você e o especialista em exercícios elaborarem um plano concreto para transformar a empresa.
Especialista em treino
Agora que seus credores foram impedidos, o especialista em exercícios irá trabalhar com você para economizar e levantar algum dinheiro. Você pode economizar dinheiro reduzindo suas despesas operacionais. Você pode levantar dinheiro vendendo alguns de seus ativos e levantando novos empréstimos-ponte. Você também pode encontrar investidores dispostos a injetar algum dinheiro em seu negócio sem caixa.
Depois de pagar suas dívidas imediatas, você e seu especialista em exercícios financeiros podem agora trabalhar no plano de reabilitação de sua empresa. O plano pode incluir reestruturação de dívidas, reorganização corporativa ou redução do tamanho de sua organização. Independentemente das medidas que você tomar, o plano de exercícios financeiros resume- se ao retorno da empresa às suas operações normais ou à venda da empresa.
Os credores terão então de examinar o plano de exercícios financeiros e concordar com ele. É aqui que você e seu especialista em exercícios precisam usar seus poderes de convencimento e habilidades de negociação. O objetivo é convencer todos os credores a concordarem com o plano. Assim que eles concordarem, é hora de colocar seu plano em ação.