Mesmo com a popularidade dos serviços de pagamento online, transferir dinheiro para o exterior ainda é uma opção viável para algumas empresas e indivíduos. Esse é especialmente o caso se você pretende enviar uma quantia considerável de dinheiro e a segurança é uma preocupação. Este também pode ser o caso se o indivíduo ou estabelecimento destinatário não tiver uma conta em sistemas de pagamento online como o PayPal.
Como os bancos modernos estão interconectados, se você precisar enviar dinheiro para outro país, bastará alguns minutos do seu tempo. O maior atraso aqui seria esperar que seu dinheiro fosse compensado pelo sistema bancário e finalmente chegasse ao destino. Aqui estão algumas coisas que você precisa saber ao transferir dinheiro para o exterior.
Informações da conta prontas
Tenha todas as informações da conta prontas. Ao enviar dinheiro para o exterior por meio de transferência eletrônica, certifique-se de ter em mãos todos os dados pertinentes ao destinatário e ao banco. Normalmente, você precisa do nome da conta, número da conta, nome do banco e agência. Para transferências eletrônicas, você também deve ter o número de roteamento do banco receptor, geralmente chamado de código SWIFT ou código identificador do banco.
Preencha um formulário de transferência. Normalmente, você teria que abordar o gerente ou um balcão especial em seu banco para obter esse formulário, já que ele geralmente não está disponível no mesmo balcão onde você faz depósitos ou retiradas. Certifique-se de preencher este formulário com informações precisas relativas ao destinatário, seu banco e o valor.
Pague uma pequena taxa. Cada transferência eletrônica, seja local ou internacional, exigiria uma taxa nominal do remetente e do destinatário. Se você estiver enviando dinheiro, deverá pagar o valor imediatamente. O destinatário pode optar por deduzir esse valor da transferência que você enviará a ele. Esta taxa varia entre 11€ e 34€, dependendo do banco (os bancos costumam cobrar menos para receber do que para enviar).
Pague o valor. Em seguida, você será solicitado a depositar o valor a ser enviado ao caixa. Se as práticas do banco permitirem, o gerente será o responsável pelo depósito real. Se você tiver uma conta no banco, poderá, em vez disso, instruí-los a debitar o valor a ser transferido para o exterior de sua própria poupança ou conta corrente.
Notifique o receptor. Depois de concluir a transação em seu banco, notifique a parte receptora de que você já iniciou a transferência. Ele normalmente teria que esperar de algumas horas a dois dias para que as transferências fossem liberadas. As transferências internacionais podem levar mais de dois dias, dependendo de quão bem os bancos remetentes e destinatários estão interconectados.
Se você estiver enviando fundos para uma pessoa no exterior que pode não necessariamente ter uma conta bancária, você pode tentar serviços alternativos, como o Western Union. Esses serviços exigem apenas que você forneça o nome e o endereço do destinatário e, então, você receberá um número de controle de transferência de dinheiro. Em seguida, você precisará enviar este número de controle, junto com seu nome e endereço para o destinatário. O destinatário pode então aceitar os fundos de qualquer agência do mundo, desde que tenha a identificação que corresponda ao nome e endereço que você preencheu. A taxa por este serviço geralmente depende do tamanho do valor enviado.
As transferências eletrônicas tornam mais fácil para qualquer pessoa enviar dinheiro para outras pessoas ao redor do mundo. Apenas uma palavra sobre o envio de fundos, certifique-se de que está enviando dinheiro para pessoas que você já conhece. Existem muitos esquemas de fraude e lavagem, e muitos deles têm como alvo usuários desavisados de e-mail e outros serviços de mensagens.