Como transferir dinheiro para uma conta bancária: transferência eletrônica?
Santiago Ricardo Gaspar Mendes
• 4 min de leitura
Aprenda a transferir dinheiro entre bancos
Embora haja maneiras convenientes de enviar dinheiro hoje em dia, como o PayPal, às vezes a melhor forma de transferir dinheiro ainda é por transferência bancária direta. Essa pode ser a melhor alternativa, por exemplo, se você estiver transferindo grandes quantias de dinheiro para uma determinada transação. Ou, talvez, você precise transferir dinheiro de uma de suas contas para outra. Para isso, transferir dinheiro para outro banco é a maneira mais segura de transferir fundos. Veja como transferir dinheiro para uma conta bancária.
Esteja preparado com as informações corretas antes de começar a transferir dinheiro entre bancos. Antes de iniciar a transferência eletrônica, certifique-se de ter as informações precisas relativas ao destinatário dos fundos. Normalmente, o seu banco exige o seguinte ao transferir dinheiro:
Nome da conta. Você precisará definir o nome da conta para a qual está transferindo dinheiro.
Número de conta. Você precisará fornecer o número completo da conta do destinatário.
Nome do banco e código de roteamento. Muitas vezes, isso é conhecido como o código SWIFT do banco, que é um ID exclusivo e internacionalmente reconhecido que cada banco possui.
Quantidade exata que você deseja transferir
Visite sua agência bancária. Assim que tiver todas as informações necessárias em mãos, você pode visitar o seu banco, de onde retirará o dinheiro a ser transferido. Se quiser que o dinheiro seja transferido diretamente de sua conta para a conta de recebimento, você precisará preencher um formulário de transferência eletrônica, no qual também deverá anotar o nome da conta, o tipo e o número da conta. Alguns bancos também permitem que você entregue dinheiro diretamente em vez de sacar fundos de sua própria conta. A maioria exigiria que você tivesse uma conta existente em seu banco ou agência, no entanto.
Fique online. Como alternativa, e se seu banco oferecer suporte a esse recurso, você também pode fazer login no serviço de banco on-line de seu banco para iniciar uma transferência de dinheiro. A maioria dos bancos permite transferências entre suas próprias contas, como Conta Poupança para Conta Corrente. Alguns permitiriam transferências de contas dentro dos mesmos bancos. Alguns permitiriam transferências para outros bancos, no entanto. Se não o fizerem, procure outras maneiras de fazer transferências de dinheiro online. É melhor verificar primeiro com o atendimento ao cliente do seu banco, antes de tentar este recurso.
Pague a taxa. Assim que enviar sua solicitação de transferência de dinheiro (física ou online), você poderá ser solicitado a pagar uma taxa de transferência. Isso pode ser uma taxa fixa ou uma porcentagem do valor que você deseja enviar. Você pode ter essa taxa deduzida do dinheiro que está transferindo para o banco destinatário. O destinatário também pode ter que pagar taxas ao seu banco. É uma boa ideia solicitar ao seu banco as taxas de transferência eletrônica. Dessa forma, você pode comparar as taxas entre diferentes bancos ou serviços de transferência de dinheiro.
Peça um recibo. O banco deve entregar-lhe um recibo ou recibo impresso que confirma que a transação foi realizada. Você pode enviar uma cópia deste e-mail ou fax ao destinatário para avisá-lo de qualquer informação que ele precise fornecer ao seu banco, se houver. Dependendo do tipo de transação, as transferências bancárias geralmente levam de um a dois dias úteis para serem concluídas. Certifique-se de confirmar com o destinatário ou com o banco do destinatário se o dinheiro foi transferido com sucesso. No caso de uma transferência ser rejeitada ou não for concluída, o seu banco irá devolver o seu dinheiro, mas você pode incorrer em custos adicionais.
Existem várias maneiras de transferir dinheiro para outras pessoas. Recursos online como o PayPal e o Google Checkout facilitam os pagamentos e até as transferências pessoais. No entanto, para as transações mais seguras, especialmente aquelas que envolvem grandes quantias de dinheiro, as transferências eletrônicas ainda são a melhor opção.