Independentemente do tipo de economia que o país está experimentando, é importante ter a combinação adequada de investimentos para ajudar a garantir seu futuro financeiro pessoal. Quando a economia está em recessão, pode ser difícil fazer uma escolha sábia, pois há muita incerteza e ansiedade no ambiente econômico.
Antes de sacar todos os seus fundos mútuos, liquidar suas propriedades, retirar todo o seu dinheiro do banco e colocá-lo debaixo do colchão, aqui estão algumas dicas que você deve ter em mente para ajudá-lo a investir com sabedoria durante uma recessão.
Não entre em pânico. A pior coisa que você pode fazer durante uma recessão é entrar em pânico. Quando você opera a partir do medo, isso pode limitar sua capacidade de pensar racional e logicamente. Ao manusear seu dinheiro, você precisa manter a calma.
Fique investido. Resista ao impulso de sacar seu dinheiro. Embora você possa precisar reorganizar seus investimentos, ainda faz sentido investir seu dinheiro em algo que terá seu valor agregado. Por exemplo, você pode querer retirar algum dinheiro do mercado de ações e transferi-lo para commodities. Você pode querer aproveitar os baixos preços dos imóveis e comprar propriedades de investimento. Contanto que você selecione bem e escolha áreas com maior probabilidade de valorização, você pode realmente acabar com uma propriedade que aumentará de valor exponencialmente nos próximos anos.
Fique informado. Leia revistas de investimentos e acompanhe as tendências. Certifique-se de compreender os movimentos econômicos do governo para saber como isso afetará seus investimentos. Em tempos turbulentos, é mais importante do que nunca manter-se informado. Leia os jornais. Veja as notícias e reportagens econômicas. Tome suas decisões com base em informações corretas, não porque você ouviu a dica de um investidor de seu vizinho ou de alguma outra fonte não identificada.
Converse com seu planejador financeiro. Fale com alguém que sabe e entende o que está acontecendo. Se você tem um planejador financeiro de confiança, considere seu conselho ao descobrir o que fazer a seguir.
Fique diversificado. Uma maneira de minimizar o impacto da recessão sobre seus investimentos é ter um portfólio diversificado. Tenha um equilíbrio adequado entre investimentos de baixo risco, como títulos, e opções de risco médio a alto, como ações de ciência e tecnologia. Sempre é bom ter ações de primeira linha em qualquer carteira de investimentos, mas fique de olho nisso, especialmente em tempos de turbulência. Você pode querer começar a colocar algum dinheiro em imóveis, especialmente porque é um mercado de compradores durante uma recessão.
Média de custo em dólar. Depois de escolher seu fundo mútuo ou ações, por que não a média de custo em dólar. Isso significa que você contribui com uma quantia específica de dinheiro todos os meses, independentemente do preço da ação. Quando o preço das ações estiver baixo, você poderá comprar mais. Quando o preço das ações estiver alto, você poderá comprar menos. Em uma determinada data todos os meses, coloque o mesmo valor. Isso ajudará a eliminar o trabalho de adivinhação de tentar cronometrar o mercado. No longo prazo, você sairá na frente.
Tempos econômicos ruins
Considere estas dicas ao tentar entender os tempos econômicos difíceis. Mantenha-se positivo e entenda que os investimentos podem durar muito tempo, então seja paciente e saiba que a recessão acabará. É simplesmente parte de um ciclo econômico, o que significa que depois de tempos difíceis, você deve começar a ver uma melhoria no futuro.