Como se candidatar a empréstimos de consolidação da dívida?
Sérgio Gonçalo Nunes
• 4 min de leitura
Parece ser um problema comum na Europa: dívidas avassaladoras que assolam a vida de muitos europeus. Existem várias razões diferentes que contribuem para o endividamento de um indivíduo. Os mais comuns são os cartões de crédito, enquanto outros motivos incluem empréstimos estudantis, doenças e não registrar o que está sendo gasto. Não importa o motivo, a dívida pode representar um fardo enorme que pode parecer quase impossível de escapar. No entanto, existem programas por aí que podem ajudar, na forma de programas de consolidação da dívida.
Um programa de consolidação da dívida pode ser descrito inicialmente como um grande empréstimo para ajudar a saldar alguns empréstimos menores que você possa ter. Digamos que você tenha vários empréstimos diferentes que está pagando, o que significa que você recebe vários extratos mensais e vários pagamentos. Mas, se você consolidar todos esses empréstimos em um único empréstimo, receberá apenas um extrato por mês e terá que fazer apenas um pagamento. Seus pagamentos mensais também podem ser reduzidos se você optar por uma consolidação que estenda seus pagamentos por um período de tempo mais longo.
Linha de patrimônio doméstico
No geral, os programas de consolidação da dívida podem parecer um grande negócio, mas existem alguns obstáculos potenciais que podem representar problemas. Uma coisa que precisa ser entendida com clareza, um programa de consolidação da dívida simplesmente muda sua dívida. Não faz com que desapareça, e você ainda terá que pagar eventualmente. Os programas de consolidação de dívidas também podem repor a quantidade de crédito disponível em seus cartões de crédito, mas esteja avisado de que, se você usar esse crédito, ficará ainda mais endividado. Suas taxas de juros também podem ser mais altas ao usar um programa de consolidação de dívidas, portanto, pergunte sobre os termos antes de concordar com qualquer coisa. Um dos maiores riscos que você pode acabar assumindo é colocar uma linha de home equity de crédito para consolidar sua dívida, que pode levar à perda de sua casa se você deixar de fazer um pagamento.
Agora que você conhece os benefícios e riscos potenciais dos programas de consolidação da dívida, pode sair e encontrar aquele que é melhor para você. Bancos e cooperativas de crédito em sua área local normalmente oferecem um bom negócio. Quer você seja um cliente antigo ou tenha uma nova conta, um banco ainda pode oferecer um bom programa para que eles possam ganhar seus negócios. Você também pode estar familiarizado com empresas de consolidação de dívidas que anunciam seus serviços pelo correio. As ofertas enviadas pelo correio só devem ser atendidas se a empresa for uma empresa de boa reputação. Verifique novamente com as autoridades bancárias, apenas para ter certeza de que não está sendo enganado.
Se você está endividado e procurando sair, um programa de consolidação da dívida pode ser a resposta que você está procurando. Não elimina a sua dívida, mas tornará os pagamentos que faz a cada mês mais administráveis e permitirá que viva a sua vida com mais conforto. Os programas de consolidação de dívidas também podem reduzir os pagamentos de juros que você faz, porque você paga apenas os juros de um empréstimo em vez de vários empréstimos. No final, será uma situação ganha-ganha se você puder administrar bem suas finanças. Seus credores receberão seu dinheiro, a empresa de consolidação de dívidas receberá seu negócio e você poderá economizar no pagamento de juros.