Ao fazer uma colcha com memória fotográfica, você cria uma maneira maravilhosa de homenagear um graduado, lembrar um ente querido ou comemorar uma ocasião especial. Aprender a fazer uma colcha com memória fotográfica é realmente muito simples de fazer se você tiver algumas habilidades modestas de costura.
Para fazer a colcha:
Escolha suas fotos. Você obterá os melhores resultados se usar fotos que foram enviadas para o seu computador a partir de uma câmera digital. No entanto, se você tiver um scanner de alta qualidade, também poderá digitalizar fotos de câmeras tradicionais com bons resultados. Suas fotos devem ter um tema comum, assim como fariam se você estivesse montando uma colagem. Se a colcha for para uma graduada, você pode incluir uma foto dela a cada ano, desde o nascimento. Um avô adoraria uma colcha que incluísse fotos de cada neto. Se a colcha é para recém-casados, procure uma foto de casamento e outras fotos do casal feliz juntos. Se a colcha é uma homenagem à memória de um ente querido que já faleceu, você pode incluir fotos dele, bem como usar tecido de algumas de suas camisas. Você pode até usar fotos de pinturas se quiser fazer uma colcha de retalhos de arte.
Faça upload das fotos para o seu computador. Usando um scanner ou uma câmera digital conectada com um cabo USB, transfira as fotos para um arquivo em seu computador. Certifique-se de salvar as fotos em um arquivo que seja fácil de encontrar!
Aprimore e redimensione as fotos, se necessário. Existe uma ampla seleção de softwares de edição de fotos projetados para essa finalidade. Três bons são o Microsoft Photo Editor, o Corel Photo Album e o Paint Shop Pro. Você pode querer aprimorar a cor em suas fotos para que fiquem mais vivas quando transferidas para o tecido. Você também pode editar problemas de fotos com ferramentas que corrigem olhos vermelhos e recortam fotos para eliminar o excesso de fundo e até mesmo remover sinais de danos, como rugas ou rasgos. Você precisará redimensionar suas fotos para que fiquem do mesmo tamanho ao imprimi-las no tecido. Tente manter cada fotografia com a mesma resolução, se possível, para que aquelas com resolução mais baixa não pareçam granuladas quando colocadas ao lado de fotos de alta resolução em sua colcha.
Imprima suas fotos em folhas de tecido. A maioria das lojas de artesanato vende folhas de tecido para as quais você pode transferir fotos usando sua impressora. Você vai querer uma impressora projetada especificamente para imprimir fotos. Siga as instruções para o seu tipo específico de folhas de tecido ao imprimir suas fotos. A impressão em tecido é acessível e fácil de fazer com a impressora certa.
Corte suas fotos. Usando uma tesoura de tecido, apare cada folha de tecido de forma que todas as suas fotos fiquem centralizadas e tenham o mesmo tamanho. Para essas direções, usaremos um quadrado de seis polegadas, então apare a folha de tecido para 6,5" x 6,5", o que permite uma margem de costura de 0,25" em cada lado.
Corte quadrados de tecido contrastante. Você pode simplesmente costurar uma folha de foto na próxima, mas sua colcha parecerá mais organizada se você alternar quadrados de fotos com quadrados de tecido. Você pode usar qualquer tecido de sua preferência, mas tente usar aqueles que não sejam muito ocupados. Você deseja enquadrar suas fotos, não prejudicá-las. Cada quadrado de tecido contrastante também deve ter 6,5" x 6,5". Se você estiver usando cinco folhas de fotos, corte quatro quadrados de tecido contrastante e, em seguida, coloque-os em três fileiras de três quadrados cada.
Monte sua colcha. Usando uma margem de costura de 0,25", que é a distância da agulha até o calcador em sua máquina de costura, costure os quadrados juntos. Na primeira linha, você deseja uma foto, depois um quadrado de tecido e depois outra foto. Na segunda linha, você costuraria um quadrado de tecido, depois uma foto e, em seguida, outro quadrado de tecido. A terceira linha seria idêntica à primeira. Claro, se você tiver mais fotos para usar, poderá expandir nessas direções.
Depois de costurar os quadrados da foto e os quadrados do tecido, corte duas tiras de tecido contrastante de 18" com 2,25" de largura. Essas serão suas bordas superior e inferior. Costure-as na parte superior e inferior da parte superior da colcha, novamente usando uma margem de costura de 0,25". Em seguida, corte duas tiras de 13" do mesmo tecido com 2,25" de largura. Costure-as em cada lado da colcha parte superior. Isso completa a parte superior de sua colcha. Se você quiser fazer sua colcha maior, você pode adicionar outra borda ao redor da primeira.
Camada sua colcha. Passe a ferro a sua colcha com cuidado e, em seguida, coloque-a do lado direito sobre uma grande superfície de trabalho. Coloque seu rebatidas em cima da colcha. Rebatidas é o material que irá isolar sua colcha e fornecer calor. Se sua colcha for estritamente para pendurar na parede, você pode usar apenas uma camada dupla de flanela como material de enchimento, já que o calor não será um problema. Para quilting à mão ou à máquina, você vai querer usar um enchimento de loft inferior porque será mais fácil de costurar. Para amarrar uma colcha, você pode usar uma bainha alta, se quiser, para aquele visual tradicional e fofo. Depois de centralizar a rebatidas sobre a colcha, coloque o material de apoio sobre ela, com o lado direito para cima. Agora você deve ter o que é conhecido como "sanduíche de colcha". Alinhave ou prenda as camadas da colcha para que o enchimento não se mova quando você terminar a colcha.
Termine sua colcha. Existem duas opções para o acabamento de sua colcha. Você pode acolchoá-lo, manualmente ou à máquina. Isso significa costurar todas as três camadas da colcha usando um padrão decorativo. A outra opção é amarrá-lo. Para amarrar uma colcha, enfie uma agulha de lã com um pedaço de fio penteado. Insira a linha em cada canto de seus quadrados de foto e quadrados de tecido na parte superior da colcha, passe por todas as três camadas da colcha e volte até o topo. Amarre as pontas do fio com um nó quadrado e apare-as. Para as bordas, espace suas gravatas na mesma distância (a cada seis polegadas) que você fez para os quadrados da foto.
Amarre sua colcha. Depois de amarrar ou acolchoar sua colcha com memória fotográfica, você terá uma borda sem acabamento ao longo da qual todas as três camadas da colcha são expostas. Se necessário, apare as bordas para que fiquem uniformes. Para envolvê-los, crie uma tira de encadernação com cinco centímetros de largura e o mesmo comprimento do topo da colcha mais uma polegada. Dobre a tira de encadernação no sentido do comprimento para localizar o centro e pressione-a com cuidado. Em seguida, desdobre a tira de encadernação e dobre a borda longa direita na linha prensada. Repita para a borda longa esquerda. Pressione novamente. Agora você deve ter uma tira um pouco mais longa do que um lado da colcha e uma polegada de largura, sem bordas expostas. Dobre a tira de encadernação sobre uma das pontas da colcha e costure ao longo de todo o comprimento. Repita esse processo para cada um dos três lados restantes da colcha. Quando você chegar à última esquina,enfie a ponta da encadernação por baixo e costure-a na tira de encadernação inicial.
Agora você deve ter uma colcha com memória fotográfica pronta, que será apreciada por um ente querido por muitos anos!
Ferramentas necessárias:
Folhas de tecido de transferência de fotos e fotos
Tecido contrastante para alternar quadrados, bordas e tecido de fundo