Então, que tipo de filtro é adequado para o seu tanque? Existem três tipos gerais de filtro: químico, mecânico e biológico. E para complicar, você também tem a opção de filtros internos ou externos.
- Filtração biológica. Qualquer lugar onde cresçam boas bactérias pode se tornar um filtro biológico em seu tanque. O que queremos dizer com bactérias boas? Especificamente, nitrosomonas e nitrobacter. Nitrosomonas transforma a amônia tóxica em nitrito, que é um pouco menos tóxico. Se o processo terminasse aí, a filtração biológica não ajudaria muito, mas felizmente temos o nitrobacter para converter o nitrito em nitrato atóxico.
- Filtros químicos (como carvão ativado) são colocados dentro de sistemas de filtração para remover amônia e outras toxinas da água.
- Filtros mecânicos são filtros de sucção poderosos que removem fisicamente os resíduos, o excesso de comida e outros materiais que causam o desenvolvimento de toxinas. Filtros mecânicos basicamente cuidam do cocô prodigioso que esses lindos peixinhos dourados são capazes de excretar.
Para um aquário pequeno (20 galões) e apenas um peixinho dourado, você pode usar um filtro de fundo que promove a filtragem biológica através do cascalho. O sistema de substrato aumenta a oxigenação através de seu leito de cascalho, permitindo que bactérias boas floresçam ali. O único problema com os filtros de fundo é que, enquanto as bactérias boas prosperam, o material residual simplesmente se acumula no fundo do tanque, transformando-se em lodo.
Por causa do acúmulo de resíduos e da relativa dificuldade de configurar um filtro de fundo, recomendo o uso de um filtro piggyback para tanques menores. É relativamente pequeno, fica pendurado na lateral do tanque, funciona silenciosamente e pode fornecer todos os três métodos de filtração - químico, biológico e mecânico - em um pacote compacto.
Quanto maior o tanque e o número de peixes dourados, mais poderoso deve ser o filtro externo. Filtros canister, um primo mais poderoso do piggyback, também contêm todos os três tipos acima mencionados e funcionarão perfeitamente para aquários maiores com um ou vários peixinhos dourados.
Comida de peixe. A dieta natural do peixe dourado inclui carne e vegetais. Como um novo proprietário orgulhoso, é melhor manter os alimentos embalados para peixes dourados, em vez de tentar criar uma dieta para eles do zero. Alimente seus peixes pequenas quantidades várias vezes ao dia. Se eles não conseguirem comer a grande maioria em 5 minutos, a refeição estava muito grande.Fale com a loja de animais sobre pequenas guloseimas suplementares para fornecer ocasionalmente. Essas guloseimas podem incluir pequenos vermes, ervilhas, um pouco de alface ou larvas de inseto. Lembre-se de fornecer apenas uma pequena quantidade desses alimentos como guloseima em ocasiões especiais. Atenha-se principalmente aos alimentos que vêm na embalagem. Lembre-se de não superalimentar um peixinho dourado, pois o alimento não consumido no fundo do tanque se torna um produtor de amônia tóxica.
Os peixes dourados que comem comida seca às vezes desenvolvem dores digestivas; você deve pensar em embeber o alimento seco antes de dá-lo aos peixes, especialmente se perceber que ele está comendo vorazmente na superfície e se tornando menos ativo ou ágil na água.