A qualidade da água é talvez o fator mais importante na determinação da saúde dos peixes do aquário.
A qualidade da água é talvez o fator mais importante na determinação da saúde dos peixes do aquário. Em ambientes naturais como lagos, riachos e oceanos, o abastecimento de água está continuamente em ciclo, fornecendo água doce e saudável para os peixes habitarem. O fluxo natural da água, assim como as bactérias e outros organismos, evita que os resíduos dos peixes estagnem e acabem se decompondo em substâncias tóxicas. Infelizmente, o aquário é um habitat artificial e, portanto, bastante diferente do ambiente natural, pois depende de seu proprietário ou zelador para fornecer água doce.
Resíduos de peixes, na forma de sólidos e gases, devem ser removidos antes que atinjam níveis de toxidade que irão matar seus peixes de aquário; daí a importância de mudanças regulares de água. Antes de adicionar água nova para substituir a velha do aquário, ela deve ser tratada. Use as dicas a seguir para tratar adequadamente a água que será segura para peixes de aquário de água doce.
Comece encontrando um contêiner. Qualquer balde ou outro recipiente semelhante será suficiente. Certifique-se de que você terá força suficiente para levantar o recipiente quando estiver cheio de água (a água pesa aproximadamente 4 kg por galão). O contêiner deve ser novo em folha, ao contrário de um que foi usado anteriormente para outra finalidade. Em um recipiente reutilizado, resíduos de sabão e outros produtos de limpeza podem prejudicar seus peixes.
Enxágue bem o recipiente com água morna. Não use sabão ou qualquer outro produto químico.
Deixe a água em seu recipiente durante a noite. Isso permite que o cloro evapore. Esta é uma etapa opcional, já que muitos condicionadores de água comerciais removem o cloro quimicamente.
Adicione condicionador de água. Certifique-se de que o condicionador que você usa é apropriado para o seu tipo de aquário. Leia as instruções para determinar a proporção adequada de condicionador de água para água.
Deixe a água condicionada atingir uma temperatura que corresponda à temperatura da água do seu aquário.
Remova uma parte da água corrente do aquário e substitua-a pela água condicionada.
Antes de adicionar água nova para substituir a velha do aquário, ela deve ser tratada.
Ferramentas necessárias:
Abastecimento de água doce (de um poço ou torneira)
Limpe, antes não usado, recipiente para água
Condicionador de água
Cuidado:
Leia todas as instruções para o condicionador de água que você escolher. Alguns são feitos para funcionar em conjunto com outros produtos.
Produtos químicos estão disponíveis para alterar o pH da água, mas não são recomendados, a menos que um pH muito específico seja necessário. Se aclimatados adequadamente, a maioria dos tropicais de água doce pode sobreviver a mudanças graduais no pH.
Dicas rápidas:
Separe um ou vários recipientes usados especificamente para água de aquário (e somente água de aquário) e rotule-os como tal. Isso evitará que contaminantes de sabonetes e outros produtos de limpeza matem seus peixes.
Alguns peixes têm necessidades muito específicas no que diz respeito à acidez (pH) da água. Antes de comprar essas espécies de peixes, use um kit comercial de teste de água para determinar o pH de sua água.
Muitas lojas de animais oferecem um serviço gratuito de teste de água. Se você não tiver certeza sobre a adequação da água da torneira para o uso do aquário, leve uma amostra a uma dessas lojas.
Teste a água regularmente para determinar um cronograma de troca de água.