A crise econômica deixou muitas pessoas cambaleando. Até hoje, muitas pessoas ainda estão tentando fazer um orçamento de seu dinheiro apenas para atender às suas necessidades básicas. Se você precisa de um orçamento de baixa renda, veja como pode criar um que seja feito sob medida para suas necessidades e receitas específicas.
Determine sua renda. O primeiro passo é determinar exatamente onde você obtém seu dinheiro. Faça isso listando todas as fontes de receita, incluindo seus investimentos e as ações onde você pode estar recebendo alguns ganhos. Se você está criando um orçamento de baixa renda para toda a família, deve incluir também a renda dos outros assalariados da família e das outras pessoas que contribuem regularmente para o orçamento familiar.
Determine suas despesas médias. Depois de saber quanto dinheiro entra nos cofres domésticos a cada mês, a próxima etapa é determinar onde você realmente gasta seu dinheiro. Faça isso pegando um caderno e listando todas as suas despesas diárias durante um mês inteiro. Inclui todas as despesas, começando pelo aluguel, as contas, os serviços públicos, despesas de transporte e passagem, despesas com alimentação e tudo o mais que você gasta seu dinheiro.
Liste as necessidades básicas. A partir da lista completa de despesas, você deve começar a identificar os itens desnecessários. Por exemplo, se você gasta muito dinheiro em livros e revistas, liste isso. Se você gasta muito dinheiro comendo fora de casa, liste isso. Se você gasta muito dinheiro em cuidados com o cabelo, massagens e sessões de spa ou na academia, liste também. Então, procure alternativas. Se você gosta de comer no bistrô italiano local, por exemplo, considere comprar sua própria massa e fazer sua própria comida italiana. Se você gasta muito dinheiro na academia, considere comprar seu próprio conjunto de pesos. Se você passa muito tempo em cafés, considere comprar sua própria cafeteira e a sua própriamistura de café favorita.
Taxas de juros. Em seguida, tente reduzir o custo de seus empréstimos. Muitas pessoas hoje têm dívidas de uma forma ou de outra. Uma ótima maneira de reduzir suas dívidas é negociar com seus credores a taxa de juros que você está pagando. Muita gente pensa que as taxas de juro são imutáveis e não são negociáveis. Na realidade, porém, você pode realmente falar com seu credor e explicar suas circunstâncias. Normalmente, um bom credor permitirá que você ajuste um pouco a taxa de juros, o que pode ajudá-lo a reduzir os juros que paga no longo prazo.
Porcentagens. Por fim, tente criar porcentagens para o orçamento. Por exemplo, em vez de simplesmente atribuir uma quantia específica de dinheiro para cada tipo de despesa, considere usar porcentagens. Você pode definir 20% para economia, 20% para contas e serviços públicos, 40% para alimentação, 20% para aluguel etc.
Depois de fazer seu orçamento de baixa renda, certifique-se de cumpri-lo. Com essas etapas, você será capaz de criar um orçamento de baixa renda com o qual possa viver.