Quando foi a última vez que você fez um check-up físico? Ou quando você levou seu carro para o check-up de serviço regular? Portanto, vamos agora dar uma olhada em seu check-up financeiro regular. Você já teve alguma vez?
Suponhamos que você esteja no caminho certo para iniciar uma longa viagem. É muito possível que você às vezes pare e verifique seu roteiro para ver se está no caminho certo em direção ao seu destino. Ou, se você não confiar totalmente em seu mapa, talvez peça instruções a um dos nativos ao longo do caminho para obter um conjunto de instruções mais confiável.
Check-up anual
O mesmo ocorre com um exame anual de suas finanças. É exatamente o mesmo que o seu check-up no carro ou o médico. A verificação ou revisão financeira serve para mostrar como você se saiu nessa área de sua vida nos últimos 12 meses. Em seguida, você pode avaliar suas próprias necessidades e planos para ver se suas finanças ainda podem sustentá-los depois de fazer a revisão.
Talvez um bom período para fazer este exercício seja quando você estiver se aproximando dos últimos meses do ano. Este também é o momento de revisar algumas técnicas de economia de impostos. No entanto, se não for viável para você, pode optar por fazê-lo durante os feriados movimentados ou ainda logo após o início do Ano Novo.
Agora, você está pronto para fazer a revisão do seu dinheiro.
Bom passo inicial
Um bom passo inicial é analisar seus objetivos. Pergunte a si mesmo se você se saiu bem este ano que está chegando ao fim? Se a resposta for não, pergunte-se onde você pode ter cometido um erro. Está dentro de sua capacidade verificar como você falhou? Você mudou seus objetivos durante o ano? Uma vez que tudo isso tenha sido verificado, você terá que escrever seus objetivos novamente para tornar sua revisão mais realista.
Um fator importante é avaliar sua própria condição particular e pessoal nesta data. Você fez alguma mudança na sua vida ou nos anos anteriores ou planeja fazer alguma mudança no ano que está se encerrando? Por exemplo, você mudou de emprego? Você foi despedido e arrumou outro emprego? Que tal o divórcio? Houve uma adição à sua família como um novo bebê? Você acabou de se aposentar do emprego ou comprou outra casa?
Transição suave
Qualquer um desses tipos de mudanças pode definitivamente mudar drasticamente sua renda e seu estilo de vida. Se alguma das mudanças mencionadas ocorreu, você pode precisar modificar seu orçamento geral e maneira de gastar para atender às novas necessidades. Além disso, certifique-se de considerar também suas economias e seus investimentos. Reserve um tempo para permitir essas mudanças importantes com antecedência para que você possa fazer uma transição suave.
Uma próxima etapa importante é analisar como seus ativos são protegidos. Isso incluirá a revisão de seu seguro de casa, seguro médico e, o mais importante de tudo, sua capacidade de ganho de renda por meio de um seguro de invalidez sólido. Os exames financeiros são sempre muito relevantes para a vida na Terra.