Compreender como fazer análises financeiras é fundamental para o bom funcionamento de qualquer negócio. Um dos erros mais comuns cometidos por pequenos empresários é negligenciar o lado financeiro da administração de uma empresa. Isso é perfeitamente compreensível, porque é fácil se envolver no desenvolvimento e comercialização de seu produto ou serviço para o público, especialmente se for um pelo qual você seja muito apaixonado. Enquanto chegam pedidos ou clientes, é muito fácil para um pequeno empresário pensar que seu negócio está indo bem.
Mas, como muitos empresários de sucesso sabem, ficar de olho no aspecto financeiro do seu negócio é fundamental para ter um negócio próspero, se não altamente lucrativo. Portanto, é imperativo para qualquer pequeno empresário ter uma compreensão clara dos conceitos e princípios contábeis, e também algumas habilidades contábeis. Esses conhecimentos e habilidades serão vitais para a realização de uma análise financeira do negócio.
Demonstrações financeiras importantes
Simplificando, a análise financeira é a avaliação da viabilidade, estabilidade e lucratividade de um negócio. A primeira etapa da realização de uma análise financeira de sua empresa é reunir e examinar as demonstrações financeiras de sua empresa. As três demonstrações financeiras mais importantes de que você precisa são a Declaração de Renda, o Balanço e a Demonstração dos Fluxos de Caixa. A Declaração de Renda, também chamada de Demonstração de Lucros e Perdas, indica a lucratividade do seu negócio em um determinado período contábil. O Balanço, ou Declaração da Posição Financeira, permite que você fique por dentro do status dos ativos, passivos e patrimônio líquido de sua empresa. A Demonstração dos Fluxos de Caixa apresenta uma visão geral do movimento de caixa e equivalentes de caixa dentro e fora da empresa.
Essas demonstrações financeiras permitirão que você veja se seus ativos cresceram durante o período contábil em estudo. Da mesma forma, permitirá que você veja se sua empresa está em uma posição financeira líquida e se ela terá o caixa necessário para manter as operações nos próximos meses. Você também pode procurar tendências nas vendas, nas despesas operacionais da sua empresa.
Índices financeiros comuns
Você pode ir além em sua análise financeira usando índices financeiros. Índices financeiros comuns são índices de liquidez, índices de alavancagem ou dívida, índices de lucratividade, índices de eficiência e índices de valor. O índice de liquidez, também conhecido como teste ácido ou índice rápido, é calculado somando-se o dinheiro, títulos negociáveis e contas a receber e dividindo a soma pelo passivo circulante. Isso é usado para determinar se sua empresa pode pagar ou cancelar seu passivo circulante.
O rácio da dívida mede a percentagem dos ativos totais que não foi paga. Isso é calculado dividindo-se sua dívida total - a soma do passivo circulante e do passivo de longo prazo - pelo total de seus ativos, que é a soma de seus ativos circulantes, ativos fixos e outros ativos.
Os índices de lucratividade usam a análise de margem para mostrar o retorno sobre as vendas e o capital empregado. Os índices de eficiência mostram como seus ativos estão sendo gerenciados e com que rapidez o estoque é produzido e vendido. As relações de valor medem o valor embutido das ações.
Uma compreensão clara dessas proporções o ajudará a avaliar o desempenho de sua empresa. Use-os com a maior freqüência possível para manter sua empresa com boa saúde financeira. Para obter mais informações sobre como fazer análises financeiras precisas, considere inscrever-se em alguns cursos de finanças online para manter suas habilidades em dia.