Sua demonstração de resultados também é conhecida como demonstração de lucros e perdas; isso ajuda a esclarecer se sua empresa está sofrendo uma perda ou operando no lado positivo. Se você tiver toda a sua papelada em ordem, será mais fácil preparar uma dessas declarações. Para saber mais, leia o artigo abaixo.
- Comece arquivando sua prova de receitas e despesas em uma pasta; isso apenas torna mais fácil preparar sua demonstração de lucros e perdas. Em uma folha de papel branca, anote o título para preparar esta declaração. Por exemplo, escreva "DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS" na parte superior central e mencione a data (ano ou trimestre conforme apropriado).
- Crie duas categorias, a saber, Receitas e Despesas, no lado esquerdo, garantindo que você mantenha espaço suficiente para escrever em cada categoria.
- A guia Receita incluirá uma lista de todas as suas fontes de receita. Embaralhe-os para que você possa ver se eles pertencem à categoria de receita. Caso você tenha apenas uma fonte de receita, liste-a como "lucro bruto".
- Em seguida, a parte complicada - no lado direito do papel coloque duas colunas, a saber, A e B (imaginário). Observe o valor do lucro bruto em B, sendo este o mais próximo da borda do papel. Caso você tenha mais de uma receita, liste-as na coluna A, certificando-se de colocar o total na coluna B e desenhe uma linha abaixo dela.
- Agora, na guia Despesas, liste todas as suas despesas. Embaralhe-os também. Suas despesas podem incluir seguro, despesas com publicidade, aluguel, serviços públicos, funcionários, despesas jurídicas, material de escritório, etc. Anote os números de cada um na coluna A e desenhe uma linha após o último item e some-os. Anote o valor total em B com colchetes ao redor da figura. Isso indica um valor negativo e exige que você subtraia esse valor do número positivo acima. Certifique-se de destacar o valor da despesa total.
- A última guia inclui 'receita líquida', certifique-se de alinhá-la da mesma forma que preparou as guias 'receita' e 'despesas'. O 'lucro líquido' é a diferença entre suas despesas totais e sua receita total. Escreva esta figura na coluna B e adicione duas linhas abaixo dela. Se o número for positivo, ele mostra seu lucro e se o número for negativo, ele mostra seu prejuízo. Seu lucro líquido terá () em torno dele para mostrar que é um número negativo se você estiver sofrendo de prejuízo!
Claro, você pode evitar todas essas complicações usando uma planilha Excel simples ou qualquer software de contabilidade onde as entradas e cálculos já estão presentes e você só precisa adicionar os números necessários!