É do conhecimento geral que os corretores da bolsa têm empregos lucrativos, mas tornar-se um não é nada fácil. Um corretor compra e vende ações e o faz de forma eficaz, observando as tendências do mercado. Os clientes contam com os corretores da bolsa para colocar seus investimentos em ações que lhes renderão lucros no longo prazo. Por causa dessa responsabilidade, é importante que um corretor da bolsa seja hábil e inteligente e, ao mesmo tempo, que seja responsável o suficiente para ter um interesse legítimo nas participações de seus clientes. Lembre-se de que o sucesso de um corretor da bolsa depende de seu cliente ter obtido lucro ou não.
Aqui está o que é preciso ter e passar para se tornar um corretor da bolsa.
O requisito número um para se ter uma carreira no mercado de ações é obter uma licença como corretor da bolsa. O exame mais importante é o Exame de Representante Registrado em Valores Mobiliários, simplesmente chamado de exame da Série 7. Em outros estados, exames adicionais são necessários, como o Exame de Legislação Estadual de Agentes de Valores Mobiliários Uniformes e o Exame de Legislação de Consultor de Investimento Uniforme. Informe-se sobre as taxas e horários dos exames.
Além de obter a certificação, é importante que um corretor da bolsa tenha certas habilidades e conhecimentos, por exemplo, algum know-how sobre investimentos online. Isso pode ser obtido por meio de treinamento com corretoras. Antes de fazer o exame obrigatório, são necessários alguns meses de experiência, por isso é bom ter exposição e trabalhar como planejador financeiro para empresas menores. Também é possível começar a treinar com corretores de desconto no início de sua carreira.
Existem também clubes de investimento dos quais se pode fazer parte para ganhar mais experiência e ter a chance de fazer networking com outras corretoras de valores que possuem mais sabedoria no setor.
A maioria das pessoas concorda que um diploma orientado para a matemática, como os relacionados com estatística e economia, é uma grande vantagem quando se deseja seguir a carreira de corretor da bolsa. No entanto, a educação formal não é um requisito. Enquanto um está cursando o curso, pode começar seu treinamento trabalhando meio período ou sendo um estudante aprendiz em corretoras de valores.
Se o aluno for aluno que tenha interesse em se tornar corretor da bolsa, ele pode buscar bolsas de estudo concedidas por corretoras e aproveitar a oportunidade de ser contratado pela empresa após a formatura. Ele também pode obter acesso aos treinamentos e seminários da empresa como seu acadêmico.
Fique atualizado sobre as regras e regulamentos que regem o mercado de ações. Um corretor da bolsa deve estar sempre informado e ciente das tendências locais e globais.
É importante desenvolver habilidades interpessoais e de comunicação. Os corretores da bolsa são, afinal, vendedores. Com isso em mente, é preciso ser muito paciente e persistente, e deve ser capaz de se comunicar bem com compradores, vendedores e colegas. Um corretor da bolsa também deve ser capaz de lidar com rejeições com graça e uma atitude positiva. Assim como em outros empregos de vendas, é preciso muita coragem para sobreviver no mercado de ações.