Se você é uma daquelas pessoas que sempre foi fascinada pelo mercado de ações e seu funcionamento, mas não conseguiu descobrir como participar desta atividade, existem alguns requisitos básicos que você deve estar ciente. O mercado de ações é uma montanha-russa selvagem; ele exige nervos de aço e uma cabeça fria e, ao mesmo tempo um apetite saudável para o risco. Investir em ações é uma forma de acumular riquezas sem seguir a forma mais tradicional de ser um empresário ou um profissional que trabalha, embora seja preferível continuar investindo em ações como uma linha interessante e lucrativa de sua ocupação principal. Algumas diretrizes sobre o investimento básico em ações e como comprar ações são descritas a seguir. Continue lendo para descobrir como você também pode ganhar dinheiro investindo no mercado de ações.
Passo 1
Conheça o 'jargão'. Alguns dos termos mais comuns que você ouvirá e usará são - 'ações', 'ações', 'acionista', 'patrimônio líquido', etc. Ações ou ações significam a mesma coisa e referem-se à reivindicação ou propriedade de uma empresa de que você compra ações por um determinado valor. As pessoas que investem em ações de uma empresa são chamadas de 'acionistas', e sua reivindicação é representada por um documento denominado 'certificado de ações' que fornece a confirmação de quantas ações ou quantas ações você possui naquela empresa.
Embora ter ações não dê a você o direito de interferir no funcionamento da empresa, suas ações proporcionarão votos (uma ação = um voto) para eleger o conselho de administração da empresa nas assembleias gerais anuais. Como acionista, você também tem o direito de receber uma parte dos lucros da empresa, com base no seu desempenho, que são pagos como 'dividendos'.
Passo 2
Financiamento por dívida e capital. Existem duas maneiras pelas quais uma empresa pode obter financiamento para suas atividades. 'Um é o financiamento de dívidas', em que a empresa tomará emprestado os fundos necessários de bancos e instituições financeiras ou de quaisquer outras fontes. A outra forma é o 'financiamento de capital', no qual os proprietários da empresa alienam algumas de suas participações e as emitem como ações para o público em geral ou para outras instituições e entidades. A primeira venda de ações por uma empresa, pela qual ela se transforma de uma empresa privada em uma empresa pública, é chamada de 'Oferta Pública Inicial' ou IPO.
Etapa 3
Compra de ações. Existem alguns métodos pelos quais você pode comprar ações que estão disponíveis no mercado aberto. Você pode se inscrever em uma corretora ou usar DRIPs e DIPs. Eles são descritos em mais detalhes nas etapas a seguir.
Passo 4
Comprando por meio de uma corretora. Este é o método mais comumente usado para comprar ações. Existem dois tipos de corretoras - corretoras de serviço completo e corretoras de desconto. Uma corretora de valores completos oferece aconselhamento profissional completo sobre seus investimentos, orientações sobre como administrar sua carteira e todos os tipos de ativos, não apenas ações. Claro, essas empresas cobram taxas muito altas e, no passado, eram principalmente o domínio de pessoas ricas. As corretoras de descontos, por outro lado, são um desenvolvimento bastante recente, ganhando destaque com o início dos tempos de boom e o crescimento da Internet. Os corretores de desconto só executam ordens de compra e venda de ações, cobrando comissões reduzidas sobre transações e não oferecem nenhum conselho individual. Esses corretores são melhores para pessoas que já são experientes com o mercado de ações e são capazes de pesquisar e escolher suas ações, e só precisam de um intermediário para o processo real de compra e venda. Os corretores de desconto podem ser encontrados tanto em tempo real quanto on-line, o último provando ser um método muito popular e fácil de negociação para o público em geral em geral.
DRIPS e DIPS. DIP significa Plano de Investimento Direto, enquanto DRIP é Plano de Reinvestimento Direto. Nesses esquemas, você pode comprar ações diretamente da empresa, a um custo mínimo e são a escolha ideal para quem tem pequenas somas de dinheiro para investir. Um DRIP é basicamente uma extensão do DIP - você pode usar os dividendos recebidos de seus DIPs para investir mais na empresa, comprando ações adicionais. Os dividendos subsequentes também serão aplicados da mesma forma até o período de validade do plano.
Depois de ler as diretrizes acima, você agora está pronto para entrar no mercado de ações e começar a investir. Comece devagar e pequeno, pesquise exaustivamente as empresas e segmentos da indústria nos quais deseja investir e, gradualmente, construa uma carteira decente que lhe proporcionará bons retornos.