Quando se trata do mercado de ações, formar um show party pode ser um negócio arriscado. Em alguns países, é ilegal formar um grupo com intenções de adquirir uma empresa ou manipular o valor de uma ação ou mercadoria. No entanto, outros grupos (como o conselho de administração, subsidiárias e a empresa-mãe) são considerados como agindo em conjunto (ou trabalhando juntos), o que é totalmente legal e quase esperado. Leia mais sobre como formar uma festa para ver se é a escolha certa para você.
Passo 1
Reúna um grupo de investidores com ideias semelhantes. O primeiro passo para formar uma festa de concerto é encontrar as pessoas certas para o seu grupo. Converse com outros investidores que podem compartilhar seu interesse em controlar sua empresa-alvo. Procure em fóruns online ou converse com pessoas em seu círculo social pessoal. Encontre pessoas em quem você confia, em quem você confia e que podem pagar os investimentos necessários. Lembre-se de manter seus planos para formar uma festa de concerto a sete chaves para que você não falhe antes de começar.
Passo 2
Faça com que cada membro compre ações. A próxima etapa na formação de uma festa de concerto é fazer com que cada membro da festa compre um número específico de ações. Este número é muito importante, pois deve estar logo abaixo do nível estatutário onde o acionista deve declarar seu interesse na empresa.
Etapa 3
Aproveite sua posição. Depois que sua festa de concerto acumula ações suficientes em uma empresa, ela tem muito poder. As ações acumuladas devem fornecer aos membros da festa do concerto ações com direito a voto suficientes para impactar enormemente a forma como a empresa é administrada. Use seu poder recém-adquirido como acionistas para fazer o seguinte:
Manipule os preços das ações. Por possuir a maioria das ações com direito a voto em uma ação ou mercadoria, um grupo de concertos pode determinar a direção que o preço das ações da empresa tomará.
Influencie a gestão. Uma festa de concerto também pode afetar a gestão de uma empresa. Aqueles que detêm a maioria das ações da empresa têm o direito de participar nas decisões tomadas em nome da empresa e também podem participar de reuniões em que podem ter uma palavra a dizer sobre a forma como a empresa é gerida.
Inicie uma oferta pública de aquisição. Talvez o poder mais ameaçador de uma festa de concerto, uma oferta pública de aquisição permite aos participantes de uma festa de concerto essencialmente assumir o controle da empresa. É uma jogada arriscada e não levará a sério.
Passo 4
Compreenda os riscos. Embora não seja ilegal em todos os lugares, formar uma festa de concerto é altamente desprezado na maioria dos países. Existem organizações de segurança que são contratadas para vigiar as ações dos investidores para que aqueles que tentam formar um show party possam ser observados e detidos por quaisquer atividades ilegais. Saiba no que você está se metendo quando decide formar um show party.