Comprar ações de uma empresa é possuir uma pequena parte dessa empresa. Você compra várias ações e tem a liberdade de vendê-las a outras pessoas a qualquer momento. Para poder lucrar mais com seu investimento inicial, há muitas coisas que você precisa aprender e fazer. Para ter sucesso no mercado de ações, você deve obter ajuda de verdadeiros especialistas na área ou pode tentar se tornar um especialista.
Mercado de ações
Mas como você se torna um especialista e ganha mais com um mercado de ações tão volátil e sujeito a altos e baixos? Você deve entender como o dinheiro é ganho na negociação de ações. Você pode optar por manter as ações que possui e aguardar o pagamento anual dos dividendos com base nos lucros que a empresa obteve no exercício. Esta opção, entretanto, não lhe dará dinheiro suficiente, a menos que você possua um número considerável de ações. A outra opção que você pode escolher é vender algumas de suas ações quando a demanda estiver alta, para que você possa ter lucro. A regra simples aqui é comprar ações quando os preços e a demanda estiverem baixos e vendê-las quando houver alta demanda. É aqui que você pode ganhar mais.
Vejamos maneiras de fazer você ganhar mais comprando e vendendo ações.
Não compre ações apenas de uma empresa. Distribua o seu dinheiro e procure pequenas empresas que tenham um lucro estável. Seu preço pode estar mais baixo agora, mas pode subir em um instante. Você tem que aprender a monitorar os movimentos e tendências do mercado. Há muitas coisas que você precisa aprender quando investe em ações e participa da negociação de ações.
Saiba quando comprar e quando vender. Há momentos em que você deve segurar suas ações e resistir ao impulso de vender. Você precisa monitorar o movimento do mercado e o desempenho da empresa da qual comprou ações. Se o preço for alto o suficiente e a demanda persistente, você pode vender algumas de suas ações para obter lucro. Você também pode pensar em vender quando os preços continuarem caindo, mas não espere até que o preço por ação seja inferior ao preço original pago pelas ações. Venda suas ações se o preço permanecer no mesmo nível por meses. Existem muitos relatórios, análises e previsões que você pode consultar. Veja o desempenho e a classificação da empresa no site da Standard and Poor.
Fique por dentro das novidades econômicas e financeiras. Isso o ajudará a decidir quando investir e quando manter seu dinheiro com você e esperar que as flutuações do mercado se estabilizem.
Monitore a competição. Se a concorrência estiver tendo um desempenho bastante bom por um período de tempo, você pode querer vender as ações que possui no momento e comprar ações da empresa concorrente.
Procure ações de empresas sobre as quais você tenha algum conhecimento ou, melhor ainda, aquelas cujos produtos você conhece e provavelmente usa. Você tem informações em primeira mão sobre o desempenho desses produtos e baseia sua decisão neles. Verifique também se a empresa não depende apenas de um ou dois produtos. Seria melhor se quase todos os produtos da empresa tivessem um bom desempenho no mercado.
Fique atento a uma oferta pública inicial ou IPO. As primeiras ofertas públicas geralmente têm preços mais baixos. Você pode ter um lucro considerável quando essas empresas tiverem um desempenho muito bom mais tarde.
Engajar-se no mercado de ações envolve muita pesquisa de sua parte. Você precisa ser muito bem versado nos termos de negociação de ações, bem como nos prós e contras dos investimentos. Lembre-se de que o mercado de ações está sujeito a altas, baixas e flutuações extremas e você pode perder muito dinheiro se não tomar cuidado.