Como preparar uma parede para a pintura de primer?
Kyara Rodrigues de Batista
• 4 min de leitura
Pintar uma parede não é tão simples quanto pegar um pincel, mergulhar na tinta e aplicar tinta na superfície. Quando você está pintando uma parede ou qualquer superfície, é essencial primeiro preparar a superfície. Deve estar limpo e seco, bem como selado. A superfície a pintar deve ser plana e lisa. Esse preparo básico é fundamental para ter a parede pronta para a pintura do primer, a demão inicial que se aplica sobre a superfície a ser pintada, que forma a base para melhor aderência das camadas de acabamento. Existem três tipos de tintas de primer - alquídica, que é compatível com tintas à base de óleo e adequada para quase todos os tipos de superfícies; látex e acrílico, que são econômicos e versáteis; e goma-laca colorida, que funciona muito bem com superfícies lisas e difíceis. Aqui estão algumas das coisas que você deve fazer para preparar uma parede para a pintura de primer.
Certifique-se de que a parede a ser aplicada está muito limpa e seca. Se for madeira virgem, use uma lixa fina para alisar e uniformizar a superfície. Lixe a madeira seguindo o seu grão. Pincele as rachaduras com uma escova de dentes velha e adicione massa de madeira. Lixe a madeira apenas quando estiver completamente seca. Se a parede tiver nós de madeira, preencha-os com massa para madeira e pinte-os com goma-laca primeiro para evitar que a resina vaze pelo primer e manche a camada superior depois. Limpe com um pano ligeiramente úmido para remover a poeira. Se sua parede for feita de madeira resinosa ou tiver sido previamente tingida, use primer de alumínio para selar a resina.
Verifique se há moldes se a parede for muito velha.Lave as manchas mofadas com água e solução de alvejante e enxágue com água limpa. Deixe a parede secar completamente antes de aplicar o fungicida para evitar o crescimento de mofo no futuro. Um primer mais pesado será necessário para paredes que foram tratadas desta forma.
Retire o papel de parede e remova as partes difíceis com água morna e sabão. Você também pode alugar um vaporizador para tornar a remoção mais fácil e rápida. Certifique-se de que a cola restante será removida completamente. Enxágue a parede e deixe secar completamente. Lixe a parede para torná-la uniforme e lisa e remover saliências e reentrâncias. As reentrâncias, fissuras, fendas e buracos mais profundos devem ser preenchidos com massa para madeira, que deve secar antes do lixamento. Se a parede foi pintada antes da aplicação do papel de parede, lixe toda a parede com uma lixadeira para remover o brilho da pintura anterior.
Limpe e vede paredes de gesso antes de aplicar tinta de base. Use uma lixadeira para facilitar o nivelamento da superfície da parede de gesso e passe as outras partes com a mão. Verifique se há sinais de manchas, pois você terá que usar um primer diferente se houver manchas na parede de gesso. Repare quaisquer anormalidades que encontrar na superfície da parede de gesso. As paredes de gesso novas devem ser revestidas com primer o mais rápido possível para evitar que fiquem amarelas.
Lave e enxágue as paredes previamente pintadas com água morna e sabão. Raspe e remova a tinta descascada e repare rachaduras e lacunas antes de lixar toda a parede para remover o brilho da tinta velha. Caso não queira aplicar primer sobre a pintura antiga, deve-se usar removedor de tinta para remover a tinta antiga, antes de preparar a parede para a aplicação da nova tinta primer.
Lembre-se de que existem diferentes primers para diferentes tipos de superfícies de parede. Use o correto que será adequado para as camadas superiores de tinta. Você também deve considerar a localização da parede ao aplicar primers e revestimentos de acabamento, pois primers e tintas externas e externas são feitos de maneiras diferentes.