Uma das maneiras de decorar as paredes de cimento do lado de fora de sua casa é cobri-la com trepadeiras. Hoje em dia, mais e mais pessoas fazem isso para ter uma sombra para sua treliça ou para melhorar a aparência de suas paredes de cimento liso. Você pode se perguntar como eles prendem as vinhas às paredes de cimento. O truque aqui é escolher o tipo de videira a utilizar e também saber cuidar das videiras para que possam ser mantidas e ficar sob controle durante o crescimento.
Paredes de cimento
Aqui estão algumas dicas sobre como você pode anexar trepadeiras às suas paredes de cimento para torná-las mais atraentes:
1. Tipos de vinhas. Antes de começar a escolher o tipo de videira que gostaria de usar para a parede de cimento, será útil se você souber os diferentes tipos de videira que pode usar. As videiras são agrupadas de acordo com sua escalada ou crescimento.
Videira aderente. Se você vai usar trepadeiras, não precisa de treliça ou arames para se apoiar. Eles são capazes de crescer e se prenderem à parede de cimento por si próprios porque têm partes semelhantes a sucção em sua haste que permite que eles adiram à superfície da parede. Um exemplo de trepadeira é a Boston ivy.
Videira extensa. Você deve ter certeza de manter uma trepadeira extensa à medida que se espalham rapidamente. Se você for usá-los em paredes de cimento, precisará de uma treliça, arames ou suporte de madeira para escalar. Eles usarão esses suportes para poderem escalar a parede. Um exemplo desta videira é uma variante da rosa, a rosa trepadeira.
Videira entrelaçada. Videiras entrelaçadas podem ser presas a uma parede de cimento se encontrarem algo em que possam se enrolar. Para isso, você também deve usar um guia para que elas comecem a se espalhar pela parede de cimento. Um exemplo de videira entrelaçada é o jasmim estrela.
2. Suporte de videira. Se você escolher uma das videiras que precisam de suporte, uma coisa que você deve ter certeza é que o suporte que você vai fornecer será forte o suficiente para suportar o peso das videiras quando estiverem totalmente crescidas. À medida que as videiras se desenvolvem, ficam maiores e mais pesadas. Para ter certeza da robustez do suporte, você pode usar madeira serrada. 3. Manutenção das vinhas. Outra coisa que você deve garantir é a manutenção de suas vinhas. Podá-los de vez em quando irá mantê-los sob controle e evitar que subam em lugares onde você não quer que eles estejam. Uma das melhores épocas para fazer a poda é durante o inverno, quando as vinhas estão em estado de dormência.
Estas são algumas dicas sobre como prender trepadeiras a uma parede de cimento e como mantê-las. Antes de deixar as trepadeiras subirem pelas paredes, certifique-se de que não haja rachaduras ou fendas nas quais elas possam crescer. As trepadeiras são fortes e podem rachar paredes de cimento quando se transformam em fendas. Se estiver usando este tipo de cipó, é aconselhável ainda usar uma treliça para que não cubra completamente as paredes.