As antiguidades representam as tradições de um período ou era anterior, uma característica comum que os colecionadores de antiguidades desejam encontrar nos itens que compram e colecionam. O objetivo é manter um antigo na condição original, o que nunca é fácil. Trabalhar em uma velha lareira de madeira é um bom exemplo. Levará tempo e esforço para atingir a aparência ideal ao restaurar uma lareira de madeira antiga. Como esses tipos de itens estão sujeitos a anos de uso e exposição constante a sujeira e fuligem, a restauração envolverá um trabalho meticuloso.
Lareira de madeira antiga
Antes de pensar em repintar a lareira ou mesmo tomar a medida drástica de substituí-la ou renová-la, você deve pensar em restaurá-la primeiro. Existem maneiras simples e organizadas de restaurar uma lareira de madeira antiga. O objetivo é manter o alto valor do antigo. Remover o acabamento original pode reduzir seu valor e, portanto, você deseja restaurá-lo à sua glória original usando as ferramentas e materiais corretos.
Preparando-se. Prepare seus materiais antes de iniciar a restauração. Certifique-se de usar óculos de proteção, luvas e roupa de trabalho, conforme necessário. Como fuligem e sujeira estarão presentes na superfície da lareira antiga, use uma máscara para proteger o rosto. Você também precisará de panos de limpeza, sabão de óleo, lustra-móveis em spray, pintor de móveis e acabamento em poliuretano.
Limpe e limpe. Antes de iniciar o processo de restauração, certifique-se de limpar o manto de madeira. O tempo que o processo de limpeza levará depende da condição atual da lareira de madeira antiga. O objetivo aqui é remover a sujeira e a fuligem da cornija de lareira de madeira sem afetar a qualidade da antiguidade ou reduzir seu valor.
Obtenha ventilação suficiente. Uma vez que você ficará exposto à fuligem, sujeira e sujeira, certifique-se de ter ventilação suficiente em sua área de trabalho. Abra portas e janelas para que o ar circule suficiente. Se a lareira ainda não estiver fixada na parede, o retoque pode ser feito ao ar livre.
Acabamento. Você pode usar uma escova de lã de aço para adicionar o pintor de móveis à lareira enquanto trabalha em áreas pequenas. Isso irá apagar arranhões e manchas desnecessárias, ao mesmo tempo que suaviza o polimento antigo. Limpe o acabamento antigo amolecido com um pano novo antes que o pintor se dissolva. Você pode continuar ou repetir o processo até que a aparência desejada da cornija de lareira de madeira antiga seja alcançada.
Monitore a qualidade. Para garantir a qualidade da sua restauração, continue trabalhando no acabamento até que o acabamento antigo seja completamente removido. Ao remover o acabamento antigo preste muita atenção às rachaduras e fissuras ou pequenas áreas. Em seguida, continue aplicando o pintor. Dependendo da pressão que você usa na lã de aço e da extensão da lareira de madeira antiga, pode levar algum tempo para concluir o trabalho.
Conclua uma inspeção completa. Após a repintura certifique-se de verificar todas as áreas novamente. Cuidado com as manchas que ainda precisam de conserto. Se houver rachaduras ou rachaduras na madeira, certifique-se de selar usando cola de madeira de secagem transparente permanente. Assim que puder garantir que todo o trabalho necessário foi feito, pegue outro pano limpo e aplique poliuretano. Certifique-se de esperar pelo menos uma hora antes de aplicar outra demão ou duas para o acabamento.
Restaurar uma lareira de madeira antiga pode levar algum tempo com seu processo meticuloso, mas o tempo e esforço que você colocar na restauração valerá a pena se você puder aumentar o valor da antiguidade.