Como amarrar uma mosca a uma linha de pesca com mosca?
Emiliano Samuel Sales Jr.
• 4 min de leitura
A pesca com mosca é um método de captura de peixes com o uso de iscas artificiais chamadas moscas.
A pesca com mosca é um método de captura de peixes com o uso de iscas artificiais chamadas moscas. Embora haja uma série de moscas que você pode comprar, quer você queira moscas secas ou molhadas em diferentes formas e cores para pescar diferentes tipos de peixes, a maioria dos pescadores com mosca experientes deseja fazer e amarrar suas próprias moscas. As moscas são feitas para se parecerem muito com os alimentos que certos tipos de peixes gostam de comer. As moscas secas geralmente se assemelham a insetos maduros que flutuam na água. Moscas molhadas são aquelas que afundam na superfície da água e se parecem com larvas ou ninfas e pupas de insetos. Eles também podem se parecer com peixinhos e lagostins que nadam logo abaixo da superfície da água. Amarrar uma mosca a uma linha de pesca com mosca requer prática. A mosca é amarrada à haste ou à parte reta do anzol. Abaixo estão as etapas sobre como amarrar uma mosca a uma linha de pesca com mosca.
Comece enrolando o fio na haste do tipo certo de anzol para o peixe que você possa pegar na área para onde vai. Isso ocorre porque peixes diferentes exigirão anzóis diferentes.
Pegue uma grande pena de faisão e retire cerca de doze penas de fibra. Escolha os longos que podem ser encontrados na parte mais larga da pena do faisão. Reúna as fibras da pena e posicione suas pontas a alguns milímetros do olho do anzol. Enrole o fio duas vezes ao redor das fibras da pena, frouxamente no início. Depois de enrolar a linha duas ou três vezes, puxe a linha para baixo com a bobina para que se enrole confortavelmente em torno da haste e das fibras da pena.
Continue a enrolar o fio ao redor da haste e das fibras. Certifique-se de levantar um pouco as fibras toda vez que enrolar a linha para mantê-las no topo da haste e não ao redor dela. Enrole as fibras até chegar ao fim da haste, que é antes da dobra do gancho. Enrole a linha duas ou três vezes ao redor desta parte e puxe a linha confortavelmente para prender as fibras antes de começar a enrolar a linha mais uma vez em direção ao olho do gancho. Deixe a bobina pendurada lá.
A mosca é amarrada à haste ou à parte reta do anzol.
Reúna as fibras da pena e comece a enrolá-las em um ângulo para cobrir a haste, trabalhando em direção à área onde a extremidade final das fibras da pena foi amarrada. Certifique-se de que as fibras estão uniformemente distribuídas e ajustadas ao redor da haste.
Assim que chegar ao ponto inicial, empurre as fibras para a direita e enrole o fio em volta das fibras enroladas em volta da haste várias vezes.
Dobre as pontas das fibras da pena para trás, distribuindo-as por cima e ao redor da haste. Segure o anzol com os dedos e amarre a parte dobrada das fibras a alguns milímetros de distância do olho, de modo que você possa criar um pequeno caroço que se pareça com a cabeça da mosca. Use um finalizador de chicote para amarrar e prender a linha. Corte o excesso de linha e aplique cimento fino nos envoltórios de linha.
Presume-se que você conheça os nós básicos, bem como como usar uma bobina, um torno e um alicate e outras ferramentas para a pesca com mosca. Aprenda os diferentes tipos de moscas que são adequadas para uma série de peixes que podem ser capturados no lago ou rio onde você irá para a pesca com mosca. Amarrar uma mosca requer paciência e muita prática, bem como conhecimento prático combinado com as ferramentas certas.