Como redigir um formulário de reclamação de relatório de assédio?
Renato Wilson Pires
• 3 min de leitura
Você já foi assediado por um colega de trabalho ou até mesmo por seu chefe? Nesse caso, você deve saber que esses incidentes nunca devem ser varridos para baixo do tapete. Não denunciar é um crime em si.
Formulário de reclamação
Dependendo da estrutura da sua empresa, um relatório de assédio deve ser preenchido o mais rápido possível usando um formulário de reclamação para informar o departamento de RH e a gerência sobre o mau comportamento. Isso também servirá como sua declaração oficial para revisão.
Dependendo da gravidade do assédio, um advogado pode estar presente para investigar e mediar.
Se sua empresa ainda não possui um formulário de relatório que os funcionários possam usar, você pode redigir um e propor à administração. Aqui está como você pode fazer isso:
Comece fazendo uma introdução. O início do formulário deve responder o que é o formulário de denúncia de assédio, quando usá-lo e como usá-lo. Também é importante definir "assédio" propriamente dito para que os funcionários saibam se o que vivenciaram está coberto pelo referido formulário. Normalmente, o assédio pode ser definido por uma má conduta física, visual ou verbal. Pode ser de natureza sexual ou não. Mas é um ato desagradável que deixa um funcionário desconfortável no ambiente de escritório por estar afetando o trabalho.
Coloque os campos necessários para cumprir. Certifique-se de que haja uma área para o nome do reclamante e o suposto pessoal. As posições de ambas as partes também são necessárias. Obtenha também as informações de contato do reclamante. Claro, não se esqueça da seção onde o funcionário pode narrar o incidente e citar quando e onde aconteceu. Caso o incidente já tenha acontecido algumas vezes no passado, deve haver uma seção no formulário onde isso possa ser declarado. Tenha um campo para testemunhas e sua relação com o reclamante e com o suposto pessoal. Incentive o reclamante a escrever o máximo de informações possível, portanto, faça com que os campos sejam longos o suficiente para acomodar narrações longas. Caso contrário, o reclamante será forçado a resumir.
Garanta segurança e discrição. Um dos principais motivos pelos quais os funcionários não relatam incidentes de assédio é porque não se sentem seguros ou têm vergonha do que aconteceu. Tenha uma seção no formulário que garanta ao reclamante que a denúncia será confidencial e não afetará a avaliação do trabalho.
Peça ao advogado da empresa que analise o formulário. Quando o formulário atingir sua condição quase final, peça ao advogado da empresa que o analise. Prepare-se para fazer algumas alterações com base no feedback recebido.
Informe os funcionários sobre o formulário. Envie um e-mail para todo o escritório anunciando a existência do formulário, para que serve e onde pode ser encontrado.
Reveja o manual da sua empresa. Verifique o manual da empresa se o assédio é abordado. Você pode usar a descrição no manual para a parte de introdução. Além disso, o manual pode ser a base para as sanções, uma vez que se prove a culpa do pessoal.
A parte inferior do formulário de assédio será para assinaturas. Ter um local para o reclamante assinar, bem como as testemunhas que se disporem a apoiar a denúncia, e também um local para o pessoal de RH assinar que o formulário preenchido foi recebido e lido.