Escrevendo relatórios de laboratório de ciências: formato de relatório de laboratório
Eduarda Nicole Rocha de Teixei
• 4 min de leitura
Aprenda as etapas para escrever um relatório científico para obter uma boa nota
A chave para escrever qualquer tipo de papel é entender seu propósito. Por que você o está escrevendo e o que espera realizar com este artigo? Nos trabalhos de uma aula de inglês, o objetivo é entreter, educar ou informar. Os relatórios científicos também têm objetivos. Nosso objetivo é explorar, experimentar e articular nossos resultados em nosso relatório científico. Portanto, nossa redação é precisa, técnica e definitiva. É como uma receita, mas você deve usar uma linguagem técnica.
Aqui está um bom formato de relatório de laboratório básico usando muitas das técnicas que aprendemos nas aulas de inglês. Essas dicas funcionam bem com muitas áreas temáticas, mas irão guiá-lo passo a passo e ensiná-lo a escrever um relatório de laboratório de ciências.
Defina sua hipótese. Ao aprender a escrever um relatório de laboratório para a ciência, lembre-se de que o cientista busca explorar. Ao se preparar para redigir relatórios, certifique-se de resumir o resultado esperado ou o que você acha que acontecerá ou deverá acontecer com base em seu conhecimento anterior. Por exemplo: "Quando adicionamos bicarbonato de sódio ao vinagre, obtemos uma reação efervescente. Minha hipótese é que, quando substituir o vinagre por outro ácido (como cola dietética), terei a mesma reação." Meu detetive favorito, Hercule Poirot, costumava usar hipóteses, embora advertisse: "É inútil teorizar diante dos fatos".
Liste seus materiais. Como uma boa receita, seu relatório de laboratório deve incluir os materiais específicos que você usa e em que quantidades. Esta é uma área para detalhes e descrição. Você usará seus poderes de descrição aqui e também em todo o seu relatório. Um cientista deve ser capaz de demonstrar e repetir seus resultados. Para fazer isso, ela deve manter registros precisos do que usa e quanto.
Descreva seu procedimento. Novamente, você deve ser muito específico. Descreva em detalhes o que você fez, passo a passo. Este é o lugar para ser muito sequencial e ordenado e também um bom lugar para usar um diagrama ou fluxograma. Na escrita criativa, quando escrevemos histórias de mistério, ou na literatura, quando lemos histórias do gênero de mistério, aprendemos a seguir passos e encontrar padrões. A sequência e o procedimento são essenciais para a solução de muitos mistérios e também para o relatório do seu laboratório de ciências.
Explique em detalhes o que aconteceu. No jargão científico, esta é a seção 'Resultados'. Descreva a qualidade da matéria: fumaça (se houver), ruído, cheiro (nojento!) E quaisquer outros detalhes diversos que você notar. Lembre-se dos detalhes sensoriais da visão (cor, tamanho, quantidade), som (pense 'assobio, chiado, boom' - onomatopeia funciona bem aqui), cheiro (acre, sulfúrico, doce, neutro), toque (pegajoso, suave, macio, mole) e sabor (apenas se aplicável). Meça os resultados e forneça dados sobre as quantidades de matéria também. Este é o lugar para incluir dados, diagramas de Venn, gráficos e tabelas.
Termine com sua conclusão. A próxima etapa para escrever um relatório é resumir o que você previu que aconteceria e o que aconteceu. Use esta seção para confirmar sua hipótese ou reescrevê-la para explicar seus resultados. Usando o exemplo da cola diet, vamos supor que a cola diet criou uma reação, mas foi menos dramática do que a experiência com vinagre. Você pode concluir que estava certo ao supor que outros ácidos produziram resultados semelhantes, mas que eram menos potentes. Portanto, o ácido neles era diferente. Você poderia supor que outros ácidos mais próximos do vinagre na composição teriam melhores resultados. (Veja Eepybird para obter detalhes sobre o fenômeno Diet Coke e Mentos, que iria fazer umexcelente relatório de laboratório de ciências.)
Mantenha seus relatórios de laboratório em um caderno em ordem sequencial. Ao escrever um relatório, escreva ordenadamente e use cores para destacar diferentes conceitos ou vocabulário. Lembre-se das palavras do grande Thomas Edison, "A invenção é 1% inspiração e 99% transpiração!"
Ferramentas necessárias:
Mantenha seus dados em um computador ou link USB, se possível.
Dicas rápidas:
Muitos programas de software de processamento de texto oferecem modelos de relatório de laboratório.