Uma alternativa simples para a junta em cauda de andorinha mais popular é a junta em caixa. Ambas as juntas são clássicas e possuem métodos robustos para conectar duas peças de estoque. Existem diferentes maneiras de cortar juntas em caixa, e você pode fazer isso usando uma serra de andorinha e um cinzel. Mas se você não gosta de cortar os dedos com a mão, uma escolha mais simples é usar um gabarito de junta de caixa.
Veja como você pode usinar os dedos da junta:
- Decida a largura que você deseja que cada dedo tenha e organize o conjunto de dados empilhados para corresponder a essa largura. A profundidade do corte deve ser definida para a mesma altura que a espessura do estoque.
- Depois disso, coloque um pedaço de estoque em seu medidor de meia-esquadria. Certifique-se de que o retalho seja largo o suficiente para se estender além da lâmina quando conectado ao medidor de esquadria. Quando larga o suficiente, deve estar pelo menos 2,5 cm além da lâmina e pelo menos 5 cm além do lado esquerdo do medidor de esquadria.
- Verifique se o medidor de meia-esquadria, com o pedaço de sucata preso, está perpendicular à lâmina. Passe a sucata pela serra.
- Agora você pode remover o refugo do medidor. Traga-o para a direita com o dobro da largura dos dedos e fixe-o no medidor de meia-esquadria novamente.
- Corte um pedaço de caldo com a mesma largura dos dedos, que vai caber no espaço que você cortou no pedaço. Mas quanto ao comprimento, esta peça deve ter pelo menos o dobro da largura das peças de trabalho.
- Com um parafuso para madeira da parte inferior, prenda a peça resultante no entalhe da sucata. Disponha-o de forma que saia da sucata voltada para a lâmina da serra. Agora, isso vai servir como um medidor para cortar os dedos.
- Verifique se a esquadria ainda está perpendicular à lâmina. Dê um golpe rápido na serra e faça um novo entalhe na sucata, mantendo sua posição atual.
Gabarito de junta de caixa
Agora você configurou um gabarito de junta de caixa. Comece executando suas peças de trabalho através da serra. Faça entalhes até que todos os dedos da peça de trabalho estejam formados.
Aplique uma fina camada de cola para montar as juntas em caixa. Faça isso em todas as superfícies da junta e deslize a junta juntos. Você pode fixá-lo, se necessário. As juntas em caixa são melhores para fazer estruturas em formato de caixa, como gavetas ou grandes caixas de armazenamento de madeira. Este tipo de marcenaria é forte e útil, mas pode representar um pequeno desafio. Existem vários fatores que podem afetar a precisão das juntas em caixa. O mau alinhamento da lâmina com a fenda de esquadria, a nitidez da lâmina e os medidores de esquadria danificados, incluindo a maneira de empurrar o gabarito de junta de caixa através da lâmina dada, podem influenciar a qualidade do gabarito de junta de caixa.
Mas não se preocupe; você pode contornar esses problemas simplesmente seguindo as etapas mencionadas aqui. Certifique-se de que seus materiais estão em boas condições e lembre-se de que a precisão da medição é muito importante.