Existem quatro métodos comuns para medir a altura de uma árvore: o método da sombra, o método do lápis, o método do ângulo de elevação e o método do ângulo fixo de elevação. Esses métodos também são úteis para determinar a altura de edifícios ou quaisquer objetos altos.
Passo 1
Método sombra: Este método de medição pode ser realizado sem a necessidade de um assistente. Os melhores resultados serão obtidos em um dia ensolarado.
Determine sua altura exata com os sapatos que usará naquele dia
Meça sua sombra. Coloque uma pedra ou um pedaço de pau em qualquer lugar do chão. Fique próximo à árvore; posicione-se de forma que a ponta de sua sombra fique no marcador. Usando uma fita métrica, meça dos pés à ponta da sombra.
Meça rapidamente o comprimento da sombra da árvore, medindo desde a base da árvore até a ponta da sombra. A necessidade de urgência se deve ao comprimento da sombra que muda conforme a posição do sol muda.
Agora a matemática começa: multiplique o comprimento da sombra da árvore pelo comprimento da sua sombra e divida o resultado pelo comprimento da sua sombra, e você tem a altura da árvore. Use as mesmas unidades de medida, polegadas por polegadas ou pés por pés.
Passo 2
Método do lápis. Este método requer um assistente.
Fique em um terreno nivelado com a base da árvore; afaste-se o suficiente para ver a árvore inteira sem mover a cabeça.
Segure um lápis em uma das mãos com o braço estendido à sua frente.
Feche um olho e veja o topo da árvore com a ponta do lápis.
Mova o polegar para cima ou para baixo no lápis até que a miniatura esteja alinhada com a base da árvore.
Mantendo sua miniatura alinhada com a base da árvore, gire o lápis horizontalmente.
Faça seu assistente se afastar da árvore enquanto você olha os pés dele através da ponta do lápis, alinhando os pés com a ponta do lápis.
Meça a distância entre seu assistente e a árvore. Essa medida é a altura da árvore.
Etapa 3
Método do ângulo de elevação.
Fique de costas para a árvore, caminhe até um local que esteja nivelado com o solo na base da árvore, e onde você possa ver o topo da árvore claramente.
Use um clinômetro ou trânsito para medir o ângulo de elevação entre o solo e a árvore.
Encontre a tangente do ângulo de elevação; isso pode ser feito com o uso de uma calculadora.
Multiplique a distância que você está da árvore pela tangente ao ângulo de elevação, some sua altura e você tem a altura da árvore.
Sua altura deve ser adicionada porque você mediu o ângulo de elevação do nível dos olhos.
Dobre um pedaço de papel para criar um triângulo, com um ângulo de 90 graus e dois ângulos de 45 graus.
Coloque o papel próximo a um dos olhos com o ângulo reto apontando para fora e um lado paralelo ao solo.
Afaste-se da árvore, avistando o topo da árvore na ponta superior do triângulo. Feche um olho e veja o topo da árvore. Localize o ponto onde sua linha de visão segue a hipotenusa do triângulo até o topo da árvore.
Meça a distância desta marca à base da árvore: Este número mais a sua altura é a altura da árvore. Novamente, você deve usar sua altura porque determinou o ângulo de elevação do nível dos olhos e não do solo.
Agora você tem quatro métodos para medir a altura de uma árvore. O método da sombra e do lápis funciona melhor em árvores retas, enquanto os dois últimos métodos são mais valiosos para determinar a altura de uma árvore que não seja perfeitamente vertical.