Às vezes é necessário mover ou realocar arbustos. Talvez seus planos paisagísticos tenham passado por uma revisão recente ou talvez você esteja adicionando um galpão ou garagem. Até mesmo a adição de uma piscina pode exigir uma reorganização do seu quintal. Não importa o motivo, se você precisar mover ou realocar um arbusto, use estas dicas e sugestões para garantir que a movimentação ocorra sem problemas e que seus arbustos continuem a prosperar.
Pequenos arbustos podem ser desenterrados e movidos por uma pessoa. Se o seu arbusto tiver menos de 3 metros de altura, você deve conseguir fazer o trabalho sozinho. Para arbustos maiores, chame um amigo para ajudá-lo.
O início da primavera e o final do outono são as melhores épocas para mover seus arbustos. Isso ocorre quando há pouco crescimento de novas folhas e as plantas estão semi-adormecidas.
O planejamento prévio é a chave para garantir que seu arbusto prospere em seu novo local. Cerca de dois meses antes da mudança, pegue sua pá e cave direto na terra em um círculo ao redor do arbusto, a cerca de meio metro de distância do próprio arbusto. Isso vai quebrar um pouco a raiz, tornando mais fácil remover o arbusto quando chegar a hora. Repita esse processo novamente cerca de um mês antes da mudança.
Cave o novo buraco primeiro. Você terá que estimar o tamanho da bola de raiz do arbusto, mas, de modo geral, o novo buraco deve ser quase tão largo quanto o círculo que você está cavando ao redor do arbusto em seu local existente para apertar a bola de raiz.
Pegue o solo que você removeu do novo buraco e misture-o com qualquer fertilizante, composto ou outra preparação que você use em seu jardim. Deixe isso de lado para replantar.
Se o seu arbusto tiver galhos grandes ou longos, enrole-os delicadamente com barbante e prenda-os antes de cavar e realocar a planta. Isso evitará quebras ou danos ao mover o arbusto.
Para remover o arbusto, cave ao redor do mesmo círculo que você usou para preparar as raízes anteriormente. Desta vez, mova a pá suavemente para cima quando estiver profundamente no solo. Continue fazendo isso, dando a volta no círculo, várias vezes até que a raiz pareça solta o suficiente para se soltar do solo.
Levante suavemente o arbusto com sua pá e coloque a raiz em uma folha velha ou pedaço de lona. Enrole a bola de raiz para proteger as raízes frágeis. Leve o arbusto para o novo local pela raiz, nunca pelos galhos. Se o arbusto for muito pesado, coloque-o sobre algo resistente e robusto, como um grande pedaço de tecido de náilon, um tapete ou até mesmo um carrinho com toalhas para manter o arbusto em pé e arraste-o para o novo buraco.
Replante o arbusto em seu novo local, empacotando o solo manualmente. Certifique-se de que o solo está bem compactado, mas não a ponto de esmagar as raízes. Regue bem a área e coloque alguns centímetros de cobertura morta ao redor do arbusto. Use a sobra de solo para reabastecer o buraco antigo, se necessário.
Fique de olho no seu arbusto para ter certeza de que ele está prosperando em sua nova casa. Pode demorar um pouco até que ele volte à saúde perfeita, mas em condições normais o movimento não deve causar muitos danos ou danos.
Cuidado:
Não tente levantar um arbusto grande sozinho. Com a bola de raiz presa, eles podem ser bastante pesados e desajeitados.
Dicas rápidas:
Não puxe o arbusto para tirá-lo do solo. Continue cavando ao redor da raiz, levantando ligeiramente com a pá, até que o arbusto esteja livre.
Certifique-se de que o novo local tenha espaço suficiente para as raízes do arbusto se espalharem quando for realocado.