Um dos primeiros recipientes para cozinhar usados pelo homem é a panela de barro. Não eram apenas usados para cozinhar, potes de barro também funcionavam como recipientes de água e eram usados como armazenamento de alimentos como grãos, nozes e até outros itens. Além disso, potes de barro eram usados para decorar casas no passado. A função do pote de barro nas famílias não mudou. Ainda hoje é usado para cozinhar, armazenar coisas e decorar casas, bem como escritórios e outros edifícios.
Existem diferentes maneiras de fazer potes de barro. Se você é um iniciante, o método mais fácil é o método da bobina. Os materiais e ferramentas de que você precisa são:
Rolo de madeira
Barro de grés básico Garrafa spray com água Espaço de trabalho ou mesa Faca de madeira Rolo de madeira (fino e cilíndrico) Pequena tigela de plástico Avental Esmalte de forno , balde e pincéis
Etapa 1 Pegue uma bola de argila. Usando suas mãos, molde-o em uma placa. Alisar e estender a placa usando o rolo de madeira. A laje de fundo deve ter no mínimo 0,25" de espessura. Isso evita que a laje dobre conforme você a levanta. Com a faca de madeira, corte uma forma arredondada da laje de baixo. Este será o fundo do seu vaso. O diâmetro vai depender do tamanho da base do seu pote de barro.
Etapa 2 Faça bobinas de argila. Você precisa fazer as bobinas como longos vermes. A espessura de cada bobina deve ser uniforme, exceto para a primeira bobina, que deve ser mais espessa. Comece formando o pote enrolando uma mecha na parte superior do fundo do pote que você fez na etapa 1. Esta deve ser a bobina mais grossa, porque irá sustentar todo o pote. Continue adicionando mais bobinas circulando de maneira circular. Imagine como será a forma final do seu pote de barro. Essa será a base para a maneira como você enrola os fios de argila. Conforme o pote fica mais alto, as bobinas geralmente ficam mais largas. Alise a parte interna das bobinas com o polegar e o indicador para que não se partam. Se a argila estiver muito seca, umedeça-a com água. Use as mãos ou uma esponja úmida para alisar o interior e o exterior da panela. Apare qualquer excesso de argila.
Etapa 3 Queime a panela de barro. Deixe seu pote de barro secar completamente primeiro para ter certeza de que não há bolsões de argila molhada nas bobinas. Aqueça o forno a 1800 graus. Quando a panela de barro estiver seca, coloque-a dentro do forno por até 20 horas. Este é apenas o primeiro disparo.
Etapa 4 Esmalte seu pote. Você pode pintar o esmalte na panela ou mergulhar a panela inteira em um balde da cor de esmalte de sua escolha. Deixe o esmalte secar por um dia inteiro.
Etapa 5 Queime a panela de barro após a vitrificação. Coloque a panela de barro no forno. Os potes vitrificados são colocados no topo das tábuas para proteger o forno do esmalte que escorre durante o processo de cozimento. Dependendo do esmalte que você usa, a temperatura necessária para cada esmalte pode ser diferente.
A maneira mais fácil de fazer um pote de barro de cerâmica é usando o método da bobina. Depois de dominar este método, você pode passar para outras maneiras de fazer potes de barro, como laje, prender e métodos de arremesso. Tenha paciência e continue praticando até que você possa produzir potes de barro de cerâmica bonitos e úteis para seu uso pessoal e como presente para familiares e amigos.