Não há nada comum na cerâmica de barro, exceto que ela é feita de barro comum. Esta bela forma de arte e artesanato fez sua estreia em uma escavação de uma tribo neolítica na exótica Çatalhüyük na região da Anatólia, na Turquia.
Na época de sua descoberta, a cerâmica era crua e macia, mas deu saltos e saltos no século 20 e agora é produzida comercialmente, à prova de calor, à prova de frio e um acessório regular na mesa de jantar, na cozinha, e nas celebrações gastronômicas culturais.
A cerâmica de barro é um projeto pelo qual qualquer pessoa teria prazer em sujar as mãos. É bagunçado, sexy e excitante. Basta olhar para aquele filme, Ghost, e se lembrar de uma das cenas mais românticas entre Demi Moore e Patrick Swayze enquanto ela moldava argila molhada entre os dedos. Essa cena se tornou memorável por causa da presença de argila.
Então, convide seus amigos para uma confraternização íntima de cerâmicas. Você certamente terá algo para rir mais tarde, quando você começar a moldar sua argila.
Você precisará do seguinte:
Macacão ou avental
Faca
Água
Argila vermelha de sua loja local de ferragens ou cerâmica. Apenas certifique-se de informar ao balconista para que você o está usando. Este tipo de argila é o material ideal para a olaria.
Roda de oleiro
Chumbo transparente ou esmalte esmaltado de estanho
Configure seu CD ou iPod para a trilha sonora oficial do Ghost e você e seus amigos estão prontos para começar:
Condicionamento, moldagem e modelagem:
Condicione sua argila como se fosse uma massa de pizza. Pegue sua argila. Sove e misture sobre uma superfície lisa e uniforme. Faça isso repetidamente até que esteja macio ao toque.
É normal ver bolhas de ar aparecerem na argila durante a rotina de amassar e jogar. Você pode zapear isso facilmente com um pedaço de faca no meio e nas laterais onde quer que você veja bolhas de ar visíveis.
Agora que sua argila está devidamente condicionada, é hora de molhar as mãos, pois sua argila é extremamente suscetível a secar facilmente quando exposta ao ar.
Vá até a roda de oleiro e umedeça toda a engenhoca preparando-a para o seu barro. A água fará com que a argila fique firmemente no lugar enquanto é moldada na roda de oleiro.
Agora pegue sua argila condicionada e coloque-a no centro da roda de oleiro. Gire a roda de oleiro para o controle mais baixo para que ela gire lentamente.
Comece a moldar a argila usando uma das mãos para moldar a boca da argila e a outra apoiando a porção intermediária ou "quadril" da argila. Lembre-se de umedecer as mãos durante o processo de moldagem e modelagem.
Depois de ver a argila tomando forma, mova as duas mãos para baixo até a base e lentamente para cima para definir sua altura.
Depois de atingir a altura desejada, você pode repetir o processo de "modelagem" na boca e no quadril.
Você verá que terminou quando vir a forma se sustentando sem interferência ou apoio de suas mãos.
Por ser feita de argila, que é porosa, sua cerâmica acabada precisa ser esmaltada para vedá-la adequadamente e evitar vazamentos.
Pegue o seu esmalte transparente de chumbo ou esmalte de estanho. Mergulhe um pincel e comece a polir a cerâmica acabada, cobrindo -a bem de todos os lados.
Deixe secar.
Você e seus amigos certamente ficarão encantados com o apelo caseiro da sua cerâmica de barro.