Você pode estar se perguntando como uma bela tigela de cerâmica vendida em uma loja cara pode ser feita tão bem em comparação com, digamos, um pote comum. Embora o artesão provavelmente tenha alguns anos de prática, algo que pode melhorar seu trabalho em um dia é adquirir as ferramentas certas e o know-how para usá-las.
Existem ferramentas para aplicar, retirar e manipular a argila de qualquer forma, desde que saiba o que são e como usá-las. As ferramentas de cerâmica são relativamente baratas e geralmente você pode encontrá-las nas lojas de arte e artesanato locais ou de belas artes. A maioria deles vem em plástico, madeira e / ou metal; o plástico é normalmente mais barato do que as duas últimas opções, mas dada a longevidade e a qualidade das ferramentas feitas de materiais tradicionais, você pode querer investir nelas.
As agulhas de cerâmica são indiscutivelmente a ferramenta por excelência do oleiro. Eles são parcial ou totalmente feitos de metal e podem ser usados para virtualmente qualquer empreendimento de entalhe em argila, desde fazer as menores perfurações ao espetar a argila, cortar pedaços dela ou desenhar linhas finas.
Ferramentas de laço, fita e arame são aquelas que parecem cortadores de biscoitos em miniatura de formato estranho na ponta de um palito. Eles podem cavar ravinas e depressões maiores na argila do que a agulha. Você também pode usá-los para cortar pequenos pedaços arredondados para adicionar ao seu trabalho maior.
Vários tamanhos de ferramentas de modelagem semelhantes a remos, tanto de plástico quanto de madeira, são ótimas para mover a argila, criando pontos e depressões e altos e baixos mais graduais na superfície da argila.
Raspadores e nervuras de plástico e madeira podem agir de forma semelhante às suas ferramentas de modelagem, mas oferecem uma superfície mais curta e robusta. Além disso, é o que você usará para raspar o excesso de argila da roda quando terminar.
A roda é um mecanismo orientado para o centro, com o qual você provavelmente só terá sucesso depois de realizar uma boa parte do trabalho de bancada. À medida que gira (e normalmente você pode ajustar a velocidade), você tenta manter sua peça no meio direto para que o produto final tenha equilíbrio e simetria radial.
O forno é o forno onde sua peça será assada e fica perigosamente quente, portanto, mantenha -se longe dele se você não tiver experiência ou ainda não tem idade suficiente, e siga as instruções do professor sobre a segurança do forno.
Slip é uma argila extra extremamente úmida que é colocada em um recipiente e guardada; ele é usado como agente de ligação entre duas peças de argila sendo unidas, juntamente com marcando cada metade com a agulha de oleiro. Você pode querer seu próprio recipiente de deslizamento, ou seu professor pode providenciar talão.
O esmalte é o esmalte usado para revestir a peça depois de bisqueada ou enviada ao forno uma vez. Normalmente, seu instrutor ou estúdio o fornecerá, mas, novamente, você pode querer o seu próprio; vem em inúmeras cores e níveis de brilho. É mais frequentemente aplicado com pincéis comuns que geralmente estão disponíveis no estúdio, mas, novamente, você pode trazer o seu próprio se quiser.