Como prevenir a doença de Lyme em animais de estimação?
Melissa Rodrigues
• 4 min de leitura
A doença de Lyme ou borreliose de Lyme é uma doença infecciosa que afeta humanos e animais de estimação, principalmente cães e, em alguns casos, gatos. Na Europa, a maioria dos casos de doença de Lyme é causada pela bactéria Borrelia burgdorfeii senus lato. Esta bactéria é transportada pelos carrapatos Ixodes dammini, que crescem em florestas e pastagens. Eles geralmente se alimentam de ovelhas, cavalos, roedores e veados e agora estão se ligando a humanos, gatos e cães. Na Europa, a doença é causada por Borrelia afzelii e Borrelia garinii.
Os cães infectados por essas bactérias apresentam perda de apetite, letargia e febre. A claudicação pode ocorrer ao mesmo tempo, seguida pelo aumento dos gânglios linfáticos. Sem tratamento, pode até levar a doenças cardíacas e complicações renais. Os sintomas podem ocorrer dois meses depois que um cão ou gato foi picado por um carrapato que carrega essa bactéria. Diz-se que os gatos parecem zumbis, com febre baixa, fadiga geral e rigidez e têm alguns problemas de locomoção.
Previna a doença de Lyme
A intervenção humana é necessária para prevenir a doença de Lyme em animais de estimação, e aqui estão algumas das etapas que você pode seguir para manter seus cães e gatos saudáveis.
Faça com que seus animais de estimação sejam inspecionados por um veterinário, especialmente quando você suspeitar que um carrapato o picou. Existe uma vacina disponível para tratar a doença de Lyme em cães, mas ainda não existe nenhuma para gatos.
Se você mora perto de pastagens e bosques onde geralmente há carrapatos, trate seu quintal e áreas adjacentes com um acaricida aprovado. Você mesmo pode fazer isso seguindo de perto as instruções no rótulo do produto ou procure a ajuda de um provedor de serviços de controle de pragas profissional.
Se você levar seu animal para passear em parques e áreas onde veados vivem, certifique-se de inspecioná-lo, pois pode ser possível que alguns carrapatos tenham se agarrado a ele ou realmente o tenham mordido. As bactérias serão transmitidas dez a doze horas depois que o carrapato se alimentou do sangue de seu animal de estimação.
Os veterinários recomendam que você mantenha seus gatos dentro de casa para prevenir a doença de Lyme. Você também pode colocar uma coleira de carrapato em seu gato. Certifique-se de que a coleira é feita especialmente para gatos, pois as para cães podem ser tóxicas para o seu gato. Coloque uma coleira em seu cão, pois o cão é mais suscetível à infestação de carrapatos.
Gatos em liberdade devem ser verificados diariamente para carrapatos. Outra forma de prevenir a doença de Lyme em gatos é borrifá-los com um spray parasita com permetrina regularmente.
Remova os carrapatos de seus animais de estimação com uma pinça. Use um movimento de torção ao remover os carrapatos em vez de um movimento brusco. Sacudi-los pode deixar o aparelho bucal enterrado na pele do animal e causar um abscesso.
Dê banho em seu cão após um passeio no parque, usando um shampoo medicamentoso formulado para remover / matar carrapatos. Escove o pelo do seu cão com uma escova de aço para remover e expor os carrapatos. Remova os carrapatos que encontrar imediatamente. Evite o contato direto com os carrapatos. Use luvas de borracha para proteger as mãos. Dê ao seu cão uma boa escovação diária para desalojar os carrapatos que gostam de se esconder sob o pêlo espesso e quente.
Evitar áreas onde os carrapatos se desenvolvem é a melhor maneira de evitar a doença de Lyme em animais de estimação. Mantenha as vacinas necessárias atualizadas e sempre peça ao veterinário para fazer uma verificação completa quando você suspeitar que carrapatos os picaram. Você também pode ajudar seus animais de estimação aprendendo a identificar que tipo de carrapato carrega a bactéria da doença de Lyme.