Se você é professor de ciências do ensino fundamental ou mãe de crianças curiosas, já deve saber que testemunhar uma lagarta se transformando em borboleta é uma das experiências mais inspiradoras que uma criança pode ter. Claro, é importante que você garanta, tanto quanto possível, que todo esse processo seja executado sem problemas. Continue lendo para obter algumas diretrizes para cuidar de um casulo de borboleta:
Conheça o processo. Além de permitir que seus filhos testemunhem a transformação em si mesmos, também é uma boa ideia basear sua experiência com formação educacional. Você pode permitir que as crianças desenhem ou anotem suas observações sobre a lagarta. Deixe-os continuar suas observações até que a lagarta finalmente se transforme em uma borboleta.
Pesquise com seus filhos sobre o ciclo de vida de uma borboleta e você também pode usar isso como um trampolim para ensinar sobre o ciclo de vida de outros animais. Você também pode ler para eles histórias que têm a ver com lagartas se transformando em borboletas: um exemplo notável é "The Very Hungry Caterpillar", de Eric Carle. Dessa forma, as crianças também ganharão apreço literário.
Prepare o ambiente para o casulo.As lagartas tecem casulos para si mesmas usando uma substância semelhante à seda que sai de seus corpos. A lagarta prende esse casulo a uma folha ou galho e o envolve com seu corpo. É por isso que é melhor fornecer um galho ou vara suspensa onde o casulo possa ser preso. A melhor maneira é fazer com que a lagarta viva em uma planta interna. Você também pode conter a lagarta dentro de uma gaiola de tamanho médio, com galhos verticais dentro.
Não perturbe o casulo. Depois que o inseto está dentro do casulo, não há mais nada que precise ser feito. A melhor maneira é fazer com que todos saibam que ninguém deve tocar no casulo; a borboleta está sendo "formada" por dentro e se alguém a perturbar, é provável que ela não consiga se formar adequadamente. Você pode, entretanto, borrifar os arredores do casulo (mas não o casulo em si) para garantir a umidade adequada. Esta fase da vida da lagarta é uma grande oportunidade para ensinar as crianças sobre paciência.
Se o casulo cair do galho, não entre em pânico! O inseto ainda está seguro e em breve surgirá como uma borboleta. A melhor maneira é deixar como está. Não tente colocá-lo de volta em seu lugar original.
Saiba quando a borboleta sairá do casulo. O inseto geralmente fica dentro do casulo por 10 a 14 dias. No dia anterior ao surgimento da borboleta, o casulo ficará escuro ou muito claro. Espere que a borboleta apareça no início da manhã e tenha seus filhos por perto para testemunhar este evento! Isso vai acontecer muito rápido, então esteja pronto.
Depois que a borboleta emerge, suas asas ficarão macias e enrugadas. Mais tarde, ela estenderá suas asas ao tamanho normal, mas tome cuidado para não tocá-las ainda! Suas asas ainda são muito macias e frágeis. Ela precisará de uma superfície vertical para pousar até que suas asas fiquem firmes. Você poderia servi-la com um pouco de água misturada com um pouco de açúcar.
Assim que a borboleta surgir e suas asas ficarem fortes o suficiente, a próxima parte é deixá-la ir para o jardim. Seus filhos certamente apreciarão a lição sobre transformação, paciência e desapego. Boa sorte!