Como ensinar as crianças sobre desastres naturais?
Dr. Emílio Simon Santacruz Fil
• 3 min de leitura
As crianças devem ser ensinadas sobre o controle de desastres e como responder durante as calamidades naturais. Eles precisam ser ensinados sobre as principais medidas sobre como responder durante e após calamidades naturais. Os desastres naturais são traumáticos para essas crianças porque podem ser bastante violentos e perigosos. Esses desastres naturais incluem um terremoto, uma tempestade, que é uma devastação terrível para o meio ambiente. A sensação de segurança da criança é ameaçada e ela vai achar isso confuso, especialmente se acontecer quando os pais não estão em casa. Fazê-los lidar bem com essas calamidades seria de grande ajuda.
As crianças aprendem a seguir as dicas dos adultos em suas vidas. Portanto, como pais, vocês precisam reconhecer a realidade da situação para seu filho, para que ele tenha a certeza de que tudo pode ser cuidado. Garanta que sua família e amigos cuidarão deles, não importa o que aconteça. Você precisa encorajá-los a se abrirem com você para que possam liberar quaisquer sentimentos que possam estar reprimindo como resultado do trauma da calamidade. Estratégias como desenhos e música ou drama podem revelar seus medos de forma criativa. Existem atividades que devem ajudar seus filhos a aplicar as habilidades de resolução de problemas a esses fatores de estresse.
Transtorno de estresse traumático
As calamidades podem não acontecer com frequência, mas quando acontecem, eles são capazes de responder bem se você, como o adulto na vida deles, for capaz de responder bem a si mesmo. Algumas crianças podem correr o risco de desenvolver transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Alguns podem ser irritáveis, outros podem fazer o oposto e apenas dormir para aliviar o estresse. Mas se os diferentes tipos de ajuda estiverem lá para ajudá-los a lidar com isso, eles normalmente serão capazes de se recuperar. Se você não pode assumir o papel de um conselheiro durante esses momentos devido à gravidade da situação e à reação das crianças ao evento, você mesmo precisa consultar um psiquiatra e discutir a melhor forma de ajudar as crianças sob seus cuidados.
Algumas das soluções mais comuns e práticas seriam discussões em sala de aula e aconselhamento em pequenos grupos. Também deve haver um sistema de encaminhamento que você precisa implementar para que haja um sistema de encaminhamento de pais que possa ajudar você e as crianças. Outra estratégia que pode ser feita é ajudar as crianças a relembrar maneiras passadas com as quais lidaram com o estresse em suas vidas. Um mecanismo também precisa estar em vigor para a auto-referência e a referência dos pais dos alunos. Lembre-se de que você precisa ser forte por seus filhos. Se eles virem que você é capaz de lidar bem com a situação, eles também aprenderão como lidar com o evento. Seja muito sensível à maneira como você lida com as realocações que isso acarretará ao longo do caminho. Alterando locais será estressante, especialmente quando a criança está apegada à sua casa.