Tirar fotos é há muito tempo um meio de registrar momentos históricos, preciosos e memoráveis. À medida que a tecnologia avançava, também avançavam os meios de armazenamento ou arquivamento de fotos, a ponto de, hoje, você poder armazenar suas fotos em mídias como discos e nem mesmo precisar imprimi-las! Mas e as fotos de mais de 15 ou 20 anos atrás, quando você tinha que se contentar em processar as impressões em uma loja de fotos e depois colá-las em álbuns? É um fato conhecido que o papel de qualquer tipo se deteriora e desbota com o tempo e suas memórias preciosas podem estar à beira da desintegração. Para manter essas memórias vivas por períodos mais longos, métodos adequados de arquivamento e armazenamento são muito importantes. Pense no esforço e esforço que museus, bibliotecas ou arquivos públicos têm para armazenar pinturas antigas, livros, documentos, etc? Embora não estejamos sugerindo que você adote essas medidas rigorosas e caras, aqui estão algumas maneiras simples pelas quais você pode armazenar adequadamente suas fotos antigas e desfrutar de suas memórias por um longo tempo.
Passo 1
Use o tipo certo de álbum. Não guarde fotografias antigas, ou qualquer outra fotografia, em álbuns magnéticos ou do tipo 'colar e descascar'. Com o tempo, o plástico, papelão, papel e cola encontrados em tais álbuns, só irão danificar suas fotos. Em vez disso, invista em álbuns garantidos e rotulados como livres de ácidos.
Passo 2
Remova 'extras'. Freqüentemente, você pode ter alfinetes, grampos ou clipes presos às suas fotografias, por vários motivos. Isso não é importante agora, mas é muito importante que você remova todos esses 'extras' imediatamente. Isso pode danificar as fotos quando você estiver pronto para armazená-las em álbuns, porta-retratos ou caixas.
Etapa 3
Rotulando fotos. Use um marcador preto permanente no verso das fotos para identificar a hora, a ocasião e as pessoas ou assuntos na foto. Certifique-se de escrever com uma pegada suave, para não deixar marcas ou reentrâncias nas imagens. A outra alternativa é usar um lápis de grafite macio.
Passo 4
Armazenamento de fotos individuais. Se não quiser colocar suas fotos em álbuns ou porta-retratos, você pode usar capas de plástico ou bolsas sem PVC. Outra opção no lugar de mangas ou sacolas plásticas é cobrir cada fotografia com folhas de papel ou papelão sem ácido.
Etapa 5
Enquadramento adequado. Use esteiras e tabelas sem ácido se você planeja emoldurar as fotos. Os tapetes evitarão que a foto toque o vidro e a tabela fornecerá proteção contra a parte de trás da moldura.
Guarde cópias extras. Para fotografias realmente importantes e favoritas, é preferível fazer uma cópia, caso o original seja danificado por qualquer motivo.
Etapa 7
Dicas importantes. Ao usar madeira ou produtos como papel ou papelão, certifique-se de que eles são isentos de ácido, também para qualquer material plástico que você use não deve ter PVC como componente, pois ele se degrada com o tempo. Armazene seus álbuns ou caixas de fotos em áreas livres de umidade e umidade, temperaturas extremas ou luzes. Além disso, evite colocá-los em áreas como porões, sótãos ou garagens, a menos que tenham controles adequados de calor e umidade.
Com um pequeno investimento extra, agora você pode garantir que suas fotos antigas continuem a sobreviver e a existir por muito tempo. Seus momentos preciosos e memoráveis podem ser preservados e transmitidos de geração em geração, caso você tome as medidas necessárias para o armazenamento adequado hoje.