Como ser mais criativo, apreciando rosquinhas deliciosas?
Sr. Fernando Rocha Filho
• 4 min de leitura
Quando sentimos que não estamos sendo tão criativos quanto gostaríamos de ser, o que geralmente acontece é que nos concentramos apenas nas coisas que achamos que estão faltando, todas as deficiências e "se ao menos"...
"SE eu tivesse mais tempo, poderia criar mais..."
"SE APENAS eu fosse mais talentoso, como meus heróis artísticos..."
"SE SÓ eu fosse mais experiente..."
De tirar o fôlego original
"SE APENAS eu pudesse concluir 17 novos projetos criativos todas as semanas, cada um deles incrivelmente original e perfeito em todos os sentidos..."
E assim a lista continua.
O problema é que você sempre será capaz de encontrar algo que está faltando se procurar com bastante atenção. E quando você estiver se sentindo um pouco para baixo e bloqueado criativamente, você sempre conseguirá olhar com atenção o suficiente!
Então, qual é a alternativa? Como você pode evitar ser sugado para constantemente aprimorar tudo o que sente que falta e ver sua criatividade diminuir cada vez mais?
Talento criativo
Aqui estão as 3 etapas principais para ser mais criativo, apreciando a deliciosa rosquinha que é o seu talento criativo:
Pare de olhar para o buraco! O primeiro passo é mudar seu foco do que não está para o que está. Desfrute de todo o donut delicioso que você tem, em vez de lamentar o buraco no meio.
Vivendo conosco mesmos todos os dias, pode ser difícil permanecer objetivo e lembrar quantas forças e talentos criativos temos. Portanto, vale a pena lembrar-se regularmente de todos os seus pontos fortes criativos.
Depois de ver o quanto você tem e quanto os outros veem que você tem, o buraco na rosca praticamente desaparecerá.
Aproveite o seu donut! É hora de reconhecer e avaliar seus pontos fortes criativos. Pegue uma folha de papel em branco e escreva no meio, "Meus maiores pontos fortes criativos ". Em seguida, preencha a página com todos os seus melhores atributos criativos.
Você pode se concentrar em suas habilidades e talentos criativos específicos, como ser um pintor proficiente ou ser capaz de tocar piano em um alto padrão, ou ser capaz de escrever histórias maravilhosas e envolventes.
Liste também todas as qualidades e atributos de seu caráter que o ajudam a ser criativo. Por exemplo, ser determinado, engenhoso, otimista, apaixonado, motivado, focado...
Preencha a página o máximo que puder com tudo o que puder pensar, por mais pequeno que pareça.
Adicione uma deliciosa cobertura de chocolate! Então, você já tem uma lista de seus talentos e forças criativas, e seu donut está parecendo mais saboroso do que há muito tempo. Agora tente esta técnica extra para adicionar uma cobertura deliciosa:
Imagine que alguém perguntasse a seus amigos mais próximos quais são seus principais pontos fortes criativos. O que eles diriam sobre você? O que eles veriam em você que você ignora ou dá por certo? Adicione todos esses pontos fortes à sua página.
Ao final deste exercício, você terá uma coleção de forças que nem se lembrava de ter. Em outras palavras, você vai perceber que tem um monte de donuts deliciosos esperando para serem saboreados!
Pratique exercícios regularmente
Repita este exercício regularmente, especialmente quando você estiver se sentindo um pouco bloqueado para criar e começar a sentir aqueles "se apenas" se infiltrando novamente.
Concentrando-se em seus pontos fortes e habilidades criativas - aproveitando o donut que está lá em vez de reclamar do buraco no meio - você se lembrará de quanto tem a seu favor e manterá sua criatividade fluindo livremente.
Procurando maneiras de dar início à sua criatividade hoje? Então adquira gratuitamente o poderoso e prático Explodir sua criatividade!Apostila de ação em http://CoachCreative.com.