Salmão enegrecido é uma abordagem fácil, mas saborosa, do salmão. Com a utilização de especiarias diversas, confere ao peixe um agradável sabor a defumado. Durante o processo de cozimento, os temperos são torrados, dando ao salmão uma bela cobertura escura sem queimar o peixe.
Veja como preparar este prato simples, mas saboroso.
Prepare seu peixe. Compre salmão fresco na peixaria ou guarde no mesmo dia em que você vai cozinhar e comer o peixe. O salmão fresco tem um sabor superior e uma textura melhor em comparação com a variedade congelada. Compre filé de salmão em vez de peixe inteiro. Dessa forma, você obterá sem ossos e cortará nas porções certas. Para o tamanho das porções, é um filé de salmão de cerca de quatro a seis gramas por pessoa.
Prepare a esfrega. Em uma tigela pequena, misture um pouco de uma colher de chá de sal, uma colher de chá de pimenta e uma colher de sopa de páprica, cebola em pó e pimenta caiena. Adicione um quarto de colher de chá de orégano, manjericão e tomilho. Você pode experimentar especiarias dependendo do seu gosto. Reduza a quantidade de pimenta caiena se não gostar de muito picante. Misture bem. Pincele um pouco de azeite no salmão e cubra o peixe com a pasta. Use as mãos de modo que todas as superfícies dos peixes fiquem devidamente cobertas com o atrito.
Pré-aqueça o forno. Esta etapa é opcional para quem deseja cozinhar o salmão tanto no fogão quanto no forno. defina o forno a 400 graus Fahrenheit. Se quiser cozinhar o salmão no forno pelos últimos quatro minutos, você precisará usar uma assadeira própria para forno, como uma assadeira de ferro fundido ou uma assadeira anodizada rígida resistente. A panela deve indicar que é adequado para forno. Se você não quiser assar o salmão no forno, pule esta etapa e prossiga para a próxima etapa.
Aqueça a panela. Coloque uma frigideira em fogo alto. Quando a panela estiver quente, coloque algumas gotas de azeite e um pacotinho de manteiga na panela. Nunca derreta manteiga na frigideira sem um pouco de óleo ou ela queimará. Em seguida, coloque delicadamente o peixe na frigideira e deixe-o selar por quatro minutos de cada lado. Evite cutucar ou mexer no peixe para permitir que os temperos cozinhem e dêem aquela aparência enegrecida. Quando o tempo acabar, vire o peixe usando uma espátula plana resistente ao calor. Retire com cuidado o peixe da frigideira para que não se quebre durante o processo de cozimento. Cozinhe por mais quatro minutos se for apenas fritar na frigideira. O salmão está pronto quando as bordas começarem a ficar um pouco transparentes.
Transfira para o forno. Como opção, leve a frigideira ao forno pré-aquecido e asse por quatro a cinco minutos assim que virar o peixe. Isso garantirá um cozimento uniforme e o peixe será feito independentemente da espessura.
Aí está! Esta receita leva menos de vinte minutos para preparar e cozinhar do início ao fim para que você possa ter um jantar saudável e delicioso na mesa rápido!