Como voltar para a criatividade?

Para desenvolver essa confiança criativa e aptidão
Para desenvolver essa confiança criativa e aptidão, comprometa-se a criar por, no mínimo, 15 minutos por dia.

Se já faz um tempo desde a última vez que você criou de forma consistente, pode parecer um grande desafio voltar a criar qualquer coisa, quanto mais concluir uma série de projetos criativos de uma vez. Na verdade, você pode sentir que está tão longe da criatividade e, portanto, sem prática, que perdeu o mapa e qualquer esperança de encontrar algum tipo de fluxo criativo novamente.

O mesmo acontece com seus projetos criativos se você se concentrar apenas no produto final
O mesmo acontece com seus projetos criativos se você se concentrar apenas no produto final, o destino final.

Não importa quanto tempo já passou e por mais longe que você se sinta, há maneiras de todos nós voltarmos à criatividade. Aqui está um plano simples de 5 etapas para ajudar:

  1. Lembre-se do que a criação lhe dá que nada mais pode. Para você voltar a ser criativo, é preciso haver uma motivação forte. É provável que a última vez que você se lembre de ter criado, ele não flua tão livremente como um rio após o degelo da primavera. Portanto, leve sua mente de volta a uma época em que você criava livremente. Pense sobre o que a criação deu a você - o que precisa ser satisfeita - que nada mais pode. Quanto mais você perceber que criar é uma parte tão crucial de sua vida quanto comer e dormir, mais você se sentirá compelido a retornar à criatividade.
  2. Escolha um projeto criativo ou um ponto de partida para se concentrar. Um motivo clássico para ter sua criatividade parecendo estar completamente esgotada é simplesmente ser oprimido por muitas ideias, materiais e projetos diferentes. É impossível desenvolver todas as ideias, usar todos os materiais e concluir todos os projetos. Depois de aceitar isso, fica mais fácil se concentrar em um de cada vez e dar o seu melhor. Pense em um cirurgião cardíaco em uma sala de operação. Se ele tiver 10 pacientes abertos ao mesmo tempo naquele único teatro em diferentes estágios da cirurgia, quão eficaz ele será, em comparação com apenas um paciente ao qual ele pode se concentrar e cuidar totalmente?! Escolha apenas um paciente! Er, quero dizer, apenas um projeto!
  3. Reserve um tempo todos os dias. Criar explosões de energia funciona para alguns, mas apenas quando você tem uma confiança latente, quando sua criatividade está lutando para se ajustar. Para desenvolver essa confiança criativa e aptidão, comprometa-se a criar por, no mínimo, 15 minutos por dia. Nossas vidas giram em torno da noite e do dia, e um calendário de 24 horas. Faz todo o sentido incluir suas sessões de criatividade nisso também, então é tão automático quanto as outras atividades em sua vida que você faz pelo menos uma vez por dia, como dormir e comer.
  4. Concentre-se no jogo, não no produto. Imagine que você está em uma viagem de trem, sentado bem na frente com o maquinista e olhando para a frente durante toda a viagem, focando apenas naquele ponto no horizonte que é o seu destino. Quando você chega, alguém pergunta o que você viu ao longo do caminho, como era o cenário, se você viu certas características naturais, quais estações estavam mais ocupadas e assim por diante. Você não pode contar muito a eles! Na verdade, sua jornada seria indefinida e completamente esquecível. O mesmo acontece com seus projetos criativos se você se concentrar apenas no produto final, o destino final. Em vez disso, aproveite a paisagem o máximo que puder em cada etapa da viagem.
  5. Construa sua confiança e tempo criativo de forma constante. A confiança na criação, especialmente quando você está voltando após um período não criativo, não reaparece magicamente da noite para o dia. São passos pequenos e constantes, construindo conforme você avança. Novamente, você pode se ajudar aqui escolhendo projetos pequenos ou dividindo projetos maiores em partes mais gerenciáveis. Desfrute da sua criatividade à medida que avança (consulte o passo 4), mas lembre-se de se felicitar após cada passo significativo que der. Não espere terminar um romance para celebrar - faça isso após cada sessão de escrita e cada capítulo, para manter sua confiança crescendo.

Siga estas 5 etapas para voltar à criatividade após um longo período de afastamento. Lembre-se de ser gentil consigo mesmo, dê um passo de cada vez e logo estará criando com confiança mais uma vez.

Artigos relacionados
  1. Como criar um formulário de liberação de modelo?
  2. Como criar um modelo de scrapbooking (estêncil)?
  3. Como criar efeitos na pintura em aquarela?
  4. Como criar um arranjo floral de sala de jantar alta?
  5. Como criar arte em casca?
  6. Como criar alto como um artista?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail