Cenas de janela estão entre os tipos de cenas mais populares em desenho e pintura. Desenhar uma janela saliente envolverá desenhar a moldura da janela em si, e o exterior ou a vista, para referência. Uma janela de sacada tem a forma de uma vaia envolvendo uma área. Para dar a impressão de que a moldura é na verdade uma janela, você também precisará desenhar o interior do cômodo, incluindo acessórios, móveis e similares.
Ao desenhar uma janela saliente, você precisará estar atento aos ângulos e à perspectiva, para que possa desenhar facilmente as janelas laterais e dar-lhes alguma profundidade. Você também precisará desenhar as janelas, de modo que haja a percepção de que as janelas realmente têm painéis de vidro.
O que você precisa:
- Materiais de desenho
- Imagem de referência
Como fazer isso:
- Primeiro, comece com uma forma retangular. Esta seria considerada a janela central. Desenhe-o de forma que você esteja de frente para ele.
- Em seguida, você precisará desenhar as janelas laterais. Como eles não são paralelos à parede, você precisará desenhá-los em um ângulo. Supondo que o cenário está olhando de dentro para fora, desenhe as janelas laterais de forma que os lados fiquem inclinados para cima. O outro lado deve ser colocado em ângulo oposto ao outro. Se você estiver desenhando uma janela saliente de fora, as janelas laterais devem ser inclinadas para baixo na parte superior e para cima na parte inferior.
- Feche o desenho, de forma que suas janelas pareçam um túnel.
- Desenhe a janela real. Você precisará desenhar molduras nas laterais, para dar a impressão de que a janela está realmente fixada na parede. Em seguida, desenhe os painéis de vidro de cada lado: a janela frontal e as duas janelas laterais.
- Para dar a impressão de que a janela está realmente na parede, você precisará desenhar o resto da sala, para referência.
- Desenhe uma flor ou planta em um vaso próximo ao peitoril da janela. Isso dá ao desenho o efeito de que a janela saliente está situada na cozinha.
- Em seguida, você pode desenhar uma pequena mesa como um acento. Para dar referência ao espaço, você pode até desenhar o chão. Em seguida, adicione algum sombreado ou tom às paredes, para dar ao trabalho uma melhor sensação de perspectiva.
- Dê ao seu desenho alguma profundidade escurecendo algumas das superfícies. Adicione algumas linhas ao vidro, para dar-lhe uma espécie de reflexo ou brilho. Isso dará ao espectador a sensação de que na verdade é para o vidro que ele está olhando.