A pintura em aquarela - pintar em qualquer meio - é um dos passatempos mais gratificantes que você pode ter. Se você estiver interessado em aprender a pintar aquarelas, faça alguns cursos de arte online.
Para começar a pintar em aquarela, vá a uma loja de materiais de arte e faça compras.
Você vai precisar de:
Papel aquarela
Tubos de tinta
Uma paleta de aquarela de plástico
Uma variedade de pincéis.
Não tente aprender a pintar com aquarela infantil. Estas são feitas com uma quantidade muito pequena de pigmento e uma grande quantidade de enchimento e será difícil ter o mesmo efeito que com aquarelas 'adultas'. A maioria dos fabricantes de tintas produz aquarela de 'grau de estudante', que é significativamente mais econômica do que o de 'grau de artista', mas sofre do mesmo problema que o conjunto de cores da panela infantil - pigmentos fracos e inferiores. Se você puder pagar, compre menos tubos e obtenha o grau de artista de tinta.
Aquarelaistas desprezam a compra de tinta preta
Um bom conjunto de cores para iniciantes é: Azul Ultramarino, Azul Windsor, Alizarin Crimson, Vermelho Cádmio (na verdade parece laranja), Amarelo Cádmio, Verde Thalo, Siena Queimado. Você notará que não estou sugerindo preto. Você pode fazer um preto impressionantemente escuro misturando verdes e vermelhos profundos, por isso a maioria dos aquarelistas despreza a compra de tinta preta, preferindo misturar suas próprias quando necessário.
Compre uma 'paleta de estúdio' para suas tintas. Esta é uma bandeja grande, geralmente de plástico, com poços nas bordas e uma grande área no meio para misturar suas cores. Para preparar sua paleta, esprema uma quantidade de cada cor em seu próprio poço e deixe secar. Você está essencialmente criando o equivalente ao conjunto de cores de pan da criança, apenas usando pigmentos e paletas de nível profissional.
Ao pintar em aquarela, você vai umedecer os bolos de pigmento que usará, seja com um pincel úmido ou um pequeno borrifador de água. Ao trabalhar, mergulhe o pincel na água e espalhe-o na tinta, umedecendo-o bem com água colorida. Em seguida, espalhe o pincel em um ponto limpo no centro da paleta, transferindo a tinta do pincel para o plástico. Agora, se você vai misturar uma cor, limpe seu pincel e pegue a cor de mistura e adicione-a à poça no meio da paleta.
Teste a cor resultante em um pequeno pedaço de papel aquarela para matiz e saturação. Ou seja, é o tom certo? E é a intensidade certa?
Para produzir um tom de cor, algo que você pode fazer ao pintar um céu ou como plano de fundo para um campo, primeiro misture a cor correta em sua paleta. Faça MUITA tinta. É irritante acabar e ter que tentar combinar a cor do primeiro lote, enquanto a roupa está secando e manchando.
Use um pincel grande de 'esfregão' ou um pincel semelhante. Este é um pincel maior e mais largo do que o pincel redondo e é perfeitamente adequado para este fim.
Delineie a área que você deseja 'lavar' com a cor. Depois de começar, você estará trabalhando rapidamente, portanto, antes de começar, você quer saber para onde está indo.
Incline ligeiramente o suporte para pintura. Normalmente você pinta aquarelas em uma superfície plana, mas fazer uma lavagem é uma das exceções.
Com o pincel saturado com a cor misturada, desenhe rapidamente uma linha reta da esquerda para a direita (ou se você for canhoto, da direita para a esquerda). A tinta irá formar gotas e formar uma linha na parte inferior da primeira faixa de cor.
Agora mova o pincel para baixo e faça a próxima pincelada, sobrepondo levemente a primeira pincelada para coletar e carregar as gotas de tinta da primeira pincelada. Você deve mover-se rapidamente para evitar que o traço anterior comece a secar antes de colocar o próximo, ou sua lavagem terá linhas visíveis.
Continue descendo o papel, reabastecendo seu pincel com tinta da poça em sua paleta conforme necessário, até chegar ao final da área a ser preenchida com 'lavagem'. Agora, passe o pincel semissecado em uma toalha de papel e retire com cuidado a cor com contas da última pincelada.
Escova seca
O pincel seco é uma técnica útil para criar texturas, padrões e detalhes.
Misture uma cor escura no centro de sua paleta. Você quer muito pigmento nesta mistura, em comparação com a quantidade de água. A tinta deve ser ligeiramente 'espessa'.
Use um pincel chato, cuja largura depende do tamanho da área que você vai texturizar.
Mergulhe o pincel em água e seque-o em uma toalha de papel para que fique 'úmido'.
Agora pegue um pouco da sua tinta mista e espessa da paleta e passe o pincel levemente sobre a superfície do papel.
Em vez de fluir suavemente e sem esforço sobre o papel, o pincel vai pular, se separar e pular, formando linhas paralelas quebradas que podem facilmente duplicar o grão da madeira, a casca de uma árvore ou o pelo de um animal.
Aquarela é uma forma de arte desafiadora, mas não precisa ser intimidante. Esbanje em bons materiais, presenteie-se com uma aula de arte online ou alguns livros sobre o assunto e comece!
Dicas rápidas:
Mantenha as pinturas que falharam e corte o papel no tamanho de uma ficha para mantê-lo ao lado do trabalho em andamento, para que você possa testar a resistência ou o tom da tinta misturada.
Faça experiências com muitos papéis diferentes. Os efeitos variam entre os tipos de papel para aquarela.